Samsung revela evolução da litografia 2 nm: 8% mais eficiência energética
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A Samsung divulgou, pela primeira vez, dados oficiais sobre o desempenho de sua litografia de 2 nm, sinalizando uma ofensiva direta contra a líder de mercado, a TSMC. Segundo o mais recente relatório trimestral, a tecnologia, que utiliza a tecnologia GAA (Gate-All-Around), oferece 8% mais eficiência energética e 5% mais desempenho em relação à geração anterior.
Segundo a gigante sul-coreana, a nova tecnologia de fabricação de chips oferece ainda uma redução de área de 5%. Ou seja, mesmo sendo menor, um semicondutor feito nessa litografia consegue entregar mais desempenho e ser mais eficiente, graças ao refinamento do processo de fabricação de nova geração.
Tecnologia pode ser segredo para combater domínio da TSMC
Mesmo com a importância da Samsung nessa indústria, o cenário atual nos mostra um abismo na competição: a TSMC domina com 70,2% de participação global, impulsionada por rendimentos estáveis de cerca de 80% em seu processo de 2nm.
Já a Samsung detém apenas 7,3% do mercado e luta para estabilizar sua produção, tendo alcançado recentemente rendimentos entre 50% e 60%, patamar próximo ao necessário para viabilidade comercial em massa. Existe ainda a Intel que está chegando com a tecnologia 18A, que tem rendimento também na casa de 50% no momento.
Para tentar reverter o quadro, a gigante sul-coreana aposta em duas frentes: a experiência prévia com a arquitetura GAA (que a TSMC está adotando apenas agora) e preços mais competitivos, visto que a rival planeja encarecer seus wafers. A estratégia já obteve êxito com a Tesla, que confiou à Samsung a produção total de seu chip AI6 (contrato de US$ 16,5 bilhões).
O teste definitivo para a tecnologia acontecerá no próximo ano com o lançamento do Galaxy S26. O aparelho será equipado com o processador proprietário Exynos 2600, fabricado inteiramente no processo de 2nm da Samsung. O sucesso desse chip será crucial para provar ao mercado a confiabilidade e a competência da fundição sul-coreana frente à taiwanesa.
Veja mais do CTUP:
- Samsung é condenada a pagar R$ 1 bilhão por quebra de patente
- Samsung inicia desenvolvimento da litografia de 1 nm antes de lançar 2 nm
- Primeira GPU da NVIDIA fabricada nos EUA ainda precisa de Taiwan para ser feita
Fonte: Dailian