Publicidade

Samsung inicia desenvolvimento da litografia de 1 nm antes de lançar 2 nm

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/Samsung Semiconductor)
(Imagem: Reprodução/Samsung Semiconductor)
Tudo sobre Samsung

Mesmo sem ainda ter iniciado a produção em massa do seu processo de 2 nm, a Samsung já pode estar trabalhando na litografia de 1 nm, segundo fontes do site sul-coreano Sedaily. Ainda é algo em estágios bem iniciais, já que a produção deve iniciar somente em 2029, então estamos falando de uma tecnologia para a próxima década.

Segundo informações não-oficiais, a companhia teria transferido parte da equipe que trabalha no processo de 2 nm para iniciar as etapas iniciais do desenvolvimento da litografia de 1 nm, que deve revolucionar a indústria de semicondutores quando chegar na forma de chips ao mercado.

A produção em massa dessa tecnologia está prevista para 2029, e seu sucesso dependerá de equipamentos avançados de litografia EUV e técnicas que ainda não são usadas. Com isso, a Samsung visa pressionar a concorrente TSMC, que também avança em tecnologias abaixo dos 2nm.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

2 nm da Samsung deve ser usado pela AMD e NVIDIA

Internamente, a gigante sul-coreana está chamando essa próxima etapa de "processo dos sonhos" por conta do impacto que deve causar na indústria de semicondutores, principalmente em memórias, já que a empresa é líder mundial nesse segmento.

Ao mesmo tempo, outro portal de notícias da Coreia do Sul relata que o índice de aproveitamento do silício de 2 nm da Samsung está em 40% atualmente. Mas, vale lembrar, que a TSMC já revelou que a sua litografia de mesmo também já tem cerca de 80% de taxa de aproveitamento. Por isso, a fabricante sul-coreana precisa evoluir consideravelmente até o segundo semestre para alcançar a rival nessa litografia.

AMD, Apple e NVIDIA são algumas das empresas que já teriam demonstrado interesse nos 2 nm da Samsung. Existe a possibilidade desses nomes terceirizarem a fabricação também para a TSMC, talvez numa tentativa de tirar maior proveito de ambas.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: Sedaily, CM Asiae