Rumor sugere FSR no mobile em parceria com Samsung, Qualcomm e AMD
Por Lucas Takashi Hagui • Editado por Jones Oliveira |

Um novo rumor indica que a Samsung e a Qualcomm podem fazer parceria com a AMD para desenvolver a tecnologia AMD FidelityFX Super Resolution (FSR) e competir com o Deep Learning Super Sampling (DLSS) da NVIDIA, além de integrar a tecnologia em mobile.
O boato foi ventilado pelo leaker Tech_Reve, via X (Twitter), que destacou que as três empresas buscam se juntar para desenvolver o FSR, a tecnologia open source de upscaling da AMD. A principal vantagem de um código aberto é o fato de não precisar pagar pelos direitos da tecnologia, além de permitir modificação e contribuições coletivas.
O leaker ainda destaca que o principal objetivo é a implementação nos aparelhos Samsung Galaxy, mostrando que a tecnologia de upscaling FSR pode chegar aos smartphones, tablets e outros dispositivos mobile em breve para melhorar ainda mais o desempenho dos dispositivos e competir com o MetalFX Upscaling do chip A17 da Apple.
Essa novidade é muito interessante para os consumidores, já que a implementação de FSR pela Samsung e Qualcomm pode trazer diversos benefícios para mobile, evoluindo ainda mais a qualidade de imagem e aproveitando dos chips de alto desempenho. Lembrando que outros rumores já citam o novo Samsung Galaxy S24 com o novo Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm.
Como FSR se beneficia da parceria
O AMD FidelityFX Super Resolution é uma tecnologia de código aberto que está em sua terceira versão (FSR 3), lançada recentemente. Por ser muito recente, é importante ter equipes diversas aprimorando a tecnologia de upscaling e é possível que melhorias sejam feitas muito mais rapidamente com a Samsung e Qualcomm envolvidas. Além disso, melhorias de desempenho ao nível mobile podem gerar conhecimento que pode ser aplicado também ao nível de desktop e notebooks.