Publicidade

PS6 pode ser até 12x mais rápido que o PS5 em ray tracing, diz vazamento

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

O desenvolvimento do PlayStation 6 deve estar a todo vapor, já que rumores sobre o próximo console da Sony não param de chegar. Mais uma vez, Tom do canal Moore's Law is Dead retorna com novas informações, falando sobre especificações e capacidade do PS6. Comparado com o PS5 base, o próximo console pode ter um salto de desempenho em ray tracing de até 12x.

Sabemos que a AMD é quem será a fornecedora do SoC para o PS6, já que ambas deixaram claro a parceria para o futuro em gaming da Sony. MLID afirma que o PS6 será equipado com APU Orion da AMD, chip feito em 3 nm da TSMC. Em termos de CPU, esse SoC seria equipado núcleos Zen 6, a próxima arquitetura do Time Vermelho.

PS6 promete ser forte, mas novo Xbox vai além

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A divisão desses núcleos seria 8 Zen 6c, que é uma variante mais eficiente em relação à versão original que deve ir para os Ryzen de próxima geração, além de 2 núcleos Zen 6 LP, de baixíssimo consumo, assim como a Intel faz com seus processadores mais recentes.

Mesmo com um processador realmente moderno (apesar de que até o lançamento, é provável que Zen 7 esteja no mercado), os gráficos integrados é que chamam a atenção. O principal componente para jogos deve ser equipado com nada menos que cerca de 50 ou 52 unidades computacionais baseadas em RDNA 5, a próxima arquitetura gráfica da AMD.

Esses núcleos devem operar entre 2,6 e 3,0 GHz com 10 MB de cache L2. Tais números indicam um poder de processamento até 4x maior que o PS5, alcançando algo entre 34 e 40 TFLOPS. Com essa capacidade, é esperado que o PS6 seja até 3x mais rápido que a versão base do atual console da Sony em rasterização.

Em ray tracing, a coisa é bem diferente. Moore's Law is Dead afirma que o aumento de desempenho do PS6 com essa tecnologia fica entre 6 a 12x mais que o PS5, algo que pode chegar perto das melhores GPUs atuais nesse quesito. Em termos de memória, o próximo console da Sony deve ter até 40 GB GDDR7 em uma interface de 160 bit.

Porém existe um hardware que promete ir além, e ele equipará o Xbox Magnus, que deve ser 25% mais rápido que o PlayStation 6. Por enquanto, essa informação não oficial para por aí. 

A fabricação do PlayStation 6 é esperado para começar no meio de 2027 com lançamento até o fim do mesmo ano.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*