Processadores Intel Arrow Lake podem ter 3 MB de cache L2 nos P-Cores
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
A Intel já tem o lançamento dos processadores Raptor Lake Refresh reservado para o fim deste ano, mas 2024 deve marcar a chegada da geração Arrow Lake. Dentre as mudanças que as futuras CPUs devem trazer, está o aumento na quantidade de cache L2 de cada núcleo.
- Como saber qual SSD é compatível com o seu notebook?
- Intel aumenta vendas de CPUs no 2º trimestre de 2023, AMD cai
A informação foi revelada pelo informante Golden Pig Upgrade na rede social Bilibili. O vazamento sugere que os Arrow Lake devem ser lançados com 3 MB de cache L2 para cada núcleo de Performance, um aumento considerável em relação à quantidade de 2 MB presente na 13ª geração Raptor Lake.
Vale reforçar que 3 MB não é o valor total do cache L2 do processador, mas sim a quantidade para cada núcleo de Performance individual. Além disso, não foi revelado qual seria a quantidade dessa memória para os núcleos de Eficiência. O cache é um tipo de armazenamento de baixa capacidade responsável por realizar a comunicação entre o processador e a memória RAM de forma mais rápida, salvando os dados mais importantes para serem acessados rapidamente.
Arrow Lake terá núcleos Lion Cove e Skymont
A informação faz bastante sentido, uma vez que a 15ª geração de desktops trará mudanças importantes para a Intel. A microarquitetura remodelada é o que mais importa nesse caso, visto que os Arrow Lake vão deixar os núcleos Raptor Cove e Redwood Cove de lado para introduzir os novos Lion Cove e Skymont (Performance e Eficiência, respetivamente).
Na verdade, essa microarquitetura deve estar presente nas CPUs Meteor Lake de notebooks ainda no fim de 2023. Logo, é possível presumir que o aumento no cache L2 dos P-Cores desses processadores também deve acontecer. Porém, por se tratarem de SKUs voltados ao mercado mobile, isso também tem chances de estar incorreto. O vazamento original se refere somente aos Arrow Lake e este último parágrafo é mera especulação.
Os processadores Arrow Lake só chegam ao mercado no fim de 2024. É esperado que esses modelos tragam também o novo soquete LGA 1851 e um sistema de chiplets.