Intel aumenta vendas de CPUs no 2º trimestre de 2023, AMD cai
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
O mercado dos computadores e notebooks domésticos passou por maus momentos devido à pandemia da covid-19 e os diversos problemas recentes na cadeia de produção de semicondutores. Agora, a venda de processadores finalmente teve um salto em relação aos primeiros meses do ano.
- Review Compaq Presario 5320 | Laptop ARM com Windows é bom?
- Downfall e Inception | CPUs Intel e AMD têm falhas graves de segurança
As informações foram compiladas pela agência Jon Peddie Research, apontando que a venda global de CPUs subiu de 46 milhões para 54 milhões entre o primeiro e o segundo trimestre de 2023. Esse é um aumento expressivo de 17%, no entanto a comparação com o segundo trimestre de 2022 ainda mostra um longo caminho a ser percorrido.
Em relação ao mesmo período do ano passado, ainda há uma diferença de 22%, ou 16 milhões de unidades. Ao destrinchar números individuais, o mercado de notebooks subiu de 69% para 72% neste ano, enquanto as vendas de CPUs para computadores de mesa declinou 3%.
A consultoria chama os processadores com gráficos integrados de iGPUs e avalia que esse segmento terá um crescimento anual na casa de 2,5% até 2026. Durante esses anos, os produtos com essas características devem ter um aumento de 98% em participação de mercado.
Intel cresce 23% no período; AMD encolhe
Quando o assunto passa pelas grandes fabricantes de CPUs, a Intel sai na dianteira. A companhia azul obteve um aumento de 23% em participação de mercado (market share). Isso corrobora os recentes comentários do CEO da companhia, Pat Gelsinger, a respeito do aumento na lucratividade no segmento de "usuários gerais".
A AMD, por outro lado, teve um declínio de 5,3% em relação à sua fatia do mercado quando comparado com 2022. A companhia não comentou os resultados, mas isso pode estar ligado ao fato de o time vermelho ter lançado apenas modelos topo de linha nos últimos meses, enquanto sua concorrente abriu espaço para modelos de entrada e intermediários.
"O aumento do segundo trimestre nas remessas de CPU para clientes em relação ao último trimestre é uma notícia positiva e bem-vinda no que tem sido resultados deprimentes para esse trimestre, bem como para os últimos dois anos. Os gráficos integrados também aumentaram em relação ao último trimestre [...] A previsão para o próximo trimestre é um alerta positivo. A AMD e a Intel estão subindo, mesmo que modestamente", comenta Jon Peddie.
Fonte: Jon Peddie Research