Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como saber qual SSD é compatível com o seu notebook?

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Agosto de 2023 às 16h30

Link copiado!

Pexels/Phiraphon Srithakae
Pexels/Phiraphon Srithakae

Os SSDs são o tipo de armazenamento mais comum encontrado em máquinas recentes, porém, por conta da quantidade de formatos e protocolos diferentes, alguns usuários podem ficar confusos na hora de escolher o modelo ideal para o seu notebook.

Felizmente, entender qual SSD é compatível com o seu notebook é uma tarefa até que simples. É possível descobrir isso de forma online, sem baixar aplicativos, ou colocando a mão na massa e abrindo o aparelho. Aliás, a maioria esmagadora de notebooks suporta algum tipo de SSD, então você não deve enfrentar problemas.

Identificar a compatibilidade do SSD pelo site do fabricante

Continua após a publicidade

A maneira mais fácil e intuitiva de saber qual SSD serve para qual notebook é acessar o site oficial do produto. Grandes marcas, como Dell, Samsung, Lenovo, HP, ASUS, Positivo, etc, têm páginas oficiais em português que descrevem as características do aparelho.

  1. Pesquise o nome completo do produto no Google + a frase "site oficial". Exemplo: Lenovo Ideadpad Gaming 3i site oficial;
  2. Nas opções que aparecem no buscador, selecione o site que corresponde ao seu notebook;
  3. Já na página do produto, procure a aba de Especificações ou Specs. Isso pode variar de fabricante para fabricante;
  4. Ao encontrar a lista de especificações, identifique o campo Armazenamento;
  5. Lá, você vai encontrar as informações referentes ao seu notebook.

No caso do notebook utilizado para este tutorial, o Ideapad Gaming 3i, o site da Lenovo não comenta se há opções para expandir o armazenamento. A ficha técnica só revela que dentro da máquina há um SSD M.2 PCIe NVMe de até 512 GB.

Mesmo que com poucas informações, já é possível ter uma ideia de que se o site só fala do armazenamento de fábrica e que o formato é M.2 PCIe NVMe, logo não deve haver mais portas para expansão e o único modelo compatível é desse mesmo tipo.

Em outros casos, como em notebooks da Samsung, a ficha técnica comenta qual é o armazenamento que vem de fábrica e se há opções de expansão. No caso do Samsung Book NP550XDA-KH2BR há opções de expansão para um HDD e mais um SSD, embora não especifique o formato.

Como a unidade principal é um SSD NVMe, é possível inferir que o espaço extra seja igual. Já com o HDD, como os Discos Rígidos usam o mesmo protocolo SATA III para os SSDs, o usuário pode inserir um SSD SATA de 2,5 polegadas no espaço.

Continua após a publicidade

Se ainda houver dúvidas, o ideal é acionar a empresa através dos canais de comunicação para entender as possibilidades do modelo, caso você pretenda comprá-lo.

Identificar a compatibilidade do SSD abrindo o notebook

Se você já tem o notebook em mãos e não conseguiu suas repostas nos sites oficiais, uma boa oportunidade de entender mais sobre o aparelho é abrindo para ver interior.

Antes de realizar esse procedimento, certifique-se de usar a chave certa para remover os parafusos. Geralmente as fabricantes usam parafusos do tipo Phillips bem pequenos, portanto, a chave precisa ser exatamente igual. Além disso, use algum objeto fino para destravar as travas internas do aparelho, como um cartão de crédito que não funciona mais, palhetas de instrumentos musicais, etc.

Continua após a publicidade
  1. Desligue totalmente o notebook;
  2. Vire o produto, de forma que a tampa inferior fique para cima;
  3. Procure uma chave para retirar os parafusos;
  4. Retire os parafusos gentilmente, sem fazer força demais para não danificar as pontinhas;
  5. Com os parafusos removidos, procure a abertura na parte lateral e comece a inserir o cartão/palheta até que as travas se soltem;
  6. Puxe, sem fazer força demais, até que a tampa saia por completo.

Ao abrir o notebook você verá diversos componentes, como os heat-pipes do processador, módulos de memória RAM e os encaixes de armazenamento. Cada notebook coloca esses encaixes em lugares diferentes, então é impossível dizer com precisão onde eles vão estar dentro da sua máquina.

Agora, é necessário que você tenha um pouco de noção dos formatos dos SSDs: M.2 ou SATA. Sabendo o formato de 2,5 polegadas SATA e o formato de chiclete do M.2, é fácil identificar qual SSD é compatível com o seu notebook.

Continua após a publicidade

Identificando o SSD pelo Gerenciador de Dispositivos

Por fim, é possível identificar qual é o tipo de armazenamento da sua máquina usando uma função nativa do Windows. Isso não vai dizer se há espaço extra para mais um módulo, mas indica o modelo exato da unidade dentro do notebook.

  1. Na barra de Pesquisa, digite Gerenciador de Dispositivos;
  2. Clique na opção correspondente;
  3. Na janela que abrir, procure a opção Unidade de Disco;
  4. Lá, estarão os tipos de armazenamento que estão em funcionamento dentro do notebook.
Continua após a publicidade

Ao saber o nome do dispositivo, basta procurar no Google. O buscador vai revelar qual é o modelo específico, dando mais detalhes, e você poderá comprar um novo modelo igual ou similar para substitui-lo.