SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Processadores de 14ª geração da Intel ganham data de lançamento

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Setembro de 2023 às 11h06

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Intel

Segundo fontes do site VideoCardZ, a Intel planeja lançar seus processadores de 14ª geração, de codinome Raptor Lake Refresh, no dia 17 de outubro. A data faz bastante sentido, principalmente pelo fato de que a companhia deve anunciar os produtos já na próxima semana e tem o costume de deixar as CPUs disponíveis para compra cerca de um mês após a revelação.

Embora a informação deva ser tratada como rumor até que uma confirmação oficial aconteça, é improvável que o time azul se afaste tanto dessa estratégia. Vazamentos mais antigos já apontavam as novas CPUs para meados de outubro — inclusive, esse é o padrão da empresa lançar uma nova linha de produtos entre outubro e novembro.

O site ainda informa que o embargo das análises realizadas pela imprensa estará disponível no mesmo dia, ou seja, sem um período de antecedência como costuma acontecer. Ainda há uma segunda data chamada de "Ad Embargo" para o dia 16 de outubro, a qual o VideoCardZ se refere como prováveis informações adicionais de parceiros sobre a pré-venda dos produtos.

Continua após a publicidade

Vale destacar que o lançamento inicial dos Raptor Lake Refresh contará apenas com os SKUs de sufixo "K" e "KF", uma identificação para mostrar que os modelos aceitam overclock e não possuem gráficos integrados. As demais variantes dos novos Core i5, i7 e i9 só devem ser reveladas no início de 2024, durante a CES, mas isso já é especulação demais neste momento.

Evento deve revelar os novos Meteor Lake

Os processadores de 14ª geração da Intel não devem trazer tantas mudanças em relação à linha anterior. É esperado que os produtos recebam um aumento sutil nas frequências, compatibilidade com memória RAM DDR5 de até 6.400 MT/s e um aumento de núcleos para o novo Core i7-14700K, que chegaria com 20 núcleos híbridos (8+12).

Continua após a publicidade

Além disso, a Intel também se prepara para anunciar os processadores de notebooks Meteor Lake. Esses devem ser os modelos com mais destaque, visto que serão lançados com o primeiro chip de IA embutido na CPU da marca e trarão inovações importantes de arquitetura e processo de fabricação.

O dos novos processadores Intel Raptor Lake Refresh e Meteor Lake acontecerá durante o Intel Innovation, entre os dias 19 e 20 de setembro.

Fonte: VideoCardZ