Processador Cannon Lake de 10 nm da Intel só chega no ano que vem

Por Wagner Wakka | 27 de Julho de 2018 às 18h06

Aos que estavam esperando computadores com processadores mais parrudos com chips da Intel ainda para este ano, podem continuar sentados. Em entrevista para a CNBC, o CEO interino da empresa Bob Swan informou que os aguardados chips que usariam o processador de 10 nanômetros apelidado de Cannon Lake pela Intel só vão chegar na segunda metade de 2019. Mais especificamente, o foco da companhia, segundo Swan, é o natal do ano que vem.

Esta não é a primeira vez que o lançamento do produto é adiado, sendo que o antigo CEO Brian Krzanich já havia anunciado em abril que os desenvolvedores da empresa estavam enfrentando problemas com o chip. No caso, o principal desafio era fazer com que ele tivesse o desempenho desejado mesmo com o minúsculo tamanho de 10 nanômetros em sua arquitetura.

Embora o problema pudesse ser endereçado com modificações futuras, a Intel preferiu não colocar o chip em produção ainda.

A expectativa neste produto é grande, pois ele permite a compatibilidade com memória RAM LPDDR4 de até 32 GB. Com isso, a Apple por exemplo, poderia passar a prover um opção de seus MacBooks Pro e iMacs com opções maiores de memória RAM do que se tem hoje. O LPDDR4 e o LPDDR4X são tipos de memória considerados versões mais simples do DDR4. Contudo a adição de 32 GB pode ajudar a dar um boost no produto.

Outro mercado que a Intel pode tentar ganhar com isso é o de servidores e empresas, setor que no qual a AMD tem crescido nos últimos anos, segundo relatório recente da empresa. Os pequenos chips também pedem uma menor quantidade de energia o que converte também em economia para empresas que trabalham com grandes servidores.

O chip é um i3-8121U de 2.2 GHz dual-core com capacidade de subir até 3.2 GHz com Turbo Boost. A vantagem é que o design voltado a questões de otimização de temperatura fazem com que seja compatível com notebooks finos consumindo apenas 15 watts.

Fonte: CNBC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.