Publicidade

Preço de memórias DRAM e NAND cai devido ao excesso de estoque

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung

Um novo relatório pulicado nesta quarta-feira (19) aponta que o preço de mercado de memórias NAND e DRAM está em queda por conta dos estoques elevados. Com a investida da China contra canais ilegais de distribuição, chips já produzidos têm a garantia de chegarem aos seus destinos, assegurando abastecimento e contribuindo ainda mais para forçar preços para baixo.

Apesar de os dados do portal de análise de mercado TrendForce serem favoráveis para segurar custos de produção, o movimento ainda não é suficiente para se refletir positivamente para o consumidor.

Isso porque as fabricantes de memórias NAND ainda estão equilibrando as contas após o período de crise recente, com estoques excedentes também nas revendedoras.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Alta em contratos futuros

Mesmo com a recente sequência de altas de preços afetando apenas chips em fabricação e contratos futuros, essa dinâmica instável de mercado ainda pode afetar negativamente o preço dos produtos finais no varejo.

É importante ressaltar que as linhas de produção dispõem de uma capacidade limitada de vazão, e com a chegada da IA a produtos consumer e corporativo em escala, a demanda por essas memórias mais novas saltou drasticamente. Com isso, é natural que as companhias desacelerem a fabricação de produtos mais antigos, que utilizam justamente os chips NAND e DRAM com preço em queda.

Dessa forma, o preço na ponta de produtos com memórias antigas não deve baixar até que as fabricantes recuperem o prejuízo dos últimos anos, só então permitindo reposicionar memórias e SSDs em fim de ciclo de vida.