Órgãos reguladores investigam NVIDIA por práticas anticompetitivas
Por Daniel Trefilio |
No início de julho, o Autorité de la concurrence, órgão francês antitruste, abriu investigações contra a NVIDIA por supostas práticas anticompetitivas no segmento de Inteligência Artificial. Esta é a segunda vez que empresa é alvo de investigações sob acusações similares, com escritórios da empresa tendo passado por uma batida da mesma agência em setembro de 2023.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como a NVIDIA foi do anonimato a uma das empresas mais valiosas do mundo
- Todo PC com placa NVIDIA GeForce RTX é um AI PC em potencial
No entanto, a investigação anterior estava relacionada ao possível monopólio da NVIDIA no mercado de computação em nuvem. A alegação original sugeria que empresas contratantes desses serviços poderiam se valer de seu acesso a poder computacional disponível apenas por meio de servidores em nuvem para desbancar corporações menores.
Por mais que uma investigação oficial seja sempre motivo de preocupação, elas já são esperadas em cenários como o da NVIDIA, que vem apresentando índices de crescimento exponenciais em curto espaço de tempo.
O maior agravante no caso da IA, é que enquanto AMD e Intel estão entrando só agora nesse mercado, a NVIDIA já investe nisso desde 2016, pelo menos, tendo praticamente dez anos de vantagem, e naturalmente criando um fosso entre seus produtos e a concorrência ainda incipiente.
- 🛒 Compre notebook gamer com GeForce RTX e capacidade de IA pelo melhor preço!
- 🛒 Compre placa de vídeo GeForce RTX com capacidade de IA pelo melhor preço!
Fonte: Reuters