Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia teria adiado suposta GeForce GTX 1630 para junho

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Maio de 2022 às 08h09

Link copiado!

Divulgação/NVIDIA
Divulgação/NVIDIA
Tudo sobre Nvidia

Novos rumores sugerem que a Nvidia GeForce GTX 1630, aposta da empresa para atender o mercado de entrada e combater a AMD Radeon RX 6400, teria sido adiada para meados de junho. Suposta sucessora da GTX 1050 Ti, a novidade teria cortes drásticos nas especificações e poderia acabar sendo uma solução mais lenta que a placa que estaria pretendendo substituir.

Nvidia adia GeForce GTX 1630 para junho

As informações chegam como cortesia de fontes do site VideoCardz, que teria recebido acesso ao cronograma de embargo da nova placa de vídeo. Não é a primeira vez que o portal recebe dados do tipo — situação semelhante aconteceu com a RTX 3090 Ti e a versão de 12 GB da RTX 3080, ambos corretos — o que dá certa credibilidade ao rumor.

Continua após a publicidade

Segundo o cronograma, a GTX 1630 estaria agora prevista para estrear em 15 de junho, um adiamento de duas semanas sobre o prazo especulado anteriormente, definido para acontecer já nesta terça-feira (31). No mesmo dia, a empresa e fabricantes parceiras devem começar a divulgação da novidade, revelando os modelos customizados que serão vendidos.

Um ponto muito curioso é que não há embargo para reviews, o que indica que a Nvidia não disponibilizará a placa para veículos especializados: os portais e canais interessados deverão adquirir a GPU para avaliá-la.

Podem existir múltiplas razões para isso, mas a mais provável é que a GTX 1630 seja lançada de maneira limitada, como uma exclusividade de determinados mercados ou regiões, ou ainda disponibilizada para um grupo de consumidores específicos, como empresas especializadas em vender desktops pré-montados, por exemplo.

Continua após a publicidade

Novidade pode ser mais lenta que GTX 1050 Ti

As informações reforçam ainda o suposto conjunto de especificações da GTX 1630, que pode acabar sendo mais lenta do que a GTX 1050 Ti, placa que seria substituída pelo lançamento. A nova GeForce de entrada utilizaria o chip TU117-150, uma versão reduzida da GPU equipada na GTX 1650, contando com 512 núcleos CUDA trabalhando a até 1.800 MHz para oferecer pico de poder computacional de 1,84 TFLOPs.

O modelo traria ainda 4 GB de VRAM GDDR6, com frequência de operação de 12 Gbps e interface de 64-bit para entregar uma largura de banda modesta de 96 GB/s. Essas configurações teriam um impacto positivo no consumo, que seria limitado a 75 W, permitindo assim o desenvolvimento de versões sem conectores de energia, já que o slot PCIe forneceria o suficiente, e de baixo perfil para PCs corporativos e compactos.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, algumas dessas características são inferiores às da GTX 1050 Ti, com destaque para a própria largura de banda. Diante disso, é muito possível que a Nvidia venda a novidade como uma sucessora da GT 1030, bastante básica, frente à qual a GTX 1630 de fato mostra um bom salto de performance, ao menos no papel. Resta aguardar pelo anúncio para sabermos como a empresa posicionará o lançamento.

Fonte: VideoCardz