Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ASUS e Nvidia anunciam primeiro monitor gamer de 500 Hz do mundo

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Maio de 2022 às 12h02

Link copiado!

Reprodução/ASUS
Reprodução/ASUS
ROG Swift 500 Hz

Em conferência na Computex 2022, a Nvidia anunciou o primeiro monitor gamer do mundo a atingir taxas de atualização de 500 Hz. Parte da família de periféricos premium da linha ROG, a novidade foca em jogadores profissionais e foi desenvolvida em colaboração com a ASUS, prometendo tempos de respostas extremamente baixos, movimentação sem ghosting e o mínimo possível de latência.

ASUS e Nvidia anunciam primeiro monitor de 500 Hz

As duas companhias já haviam colaborado no passado para trazer aos consumidores algumas das taxas de atualização mais rápidas — a linha de monitores ROG Swift esteve entre as primeiras a oferecer painéis de 240 Hz e 360 Hz. A nova colaboração leva essas taxas um passo além ao chegar a 500 Hz com o apropriadamente chamado ROG Swift 500 Hz, que proporcionaria, de acordo com as gigantes, o mínimo de latência possível.

Continua após a publicidade

A conquista teve uma boa dose de desafios e algumas concessões, começando pela tecnologia da tela, munida de um painel E-TN (Esports TN). O display parece ser uma versão mais encorpada das telas LCD TN, o que significa que podemos esperar por transições rápidas, mas a custo da precisão de cores e de ângulos de visão.

Segundo a Nvidia, o display E-TN traz tempos de resposta 60% melhores que o TN tradicional, o que poderia significar algo próximo de 0,4 ms se considerarmos a média de 1 ms oferecida pela versão padrão do painel, e ghosting praticamente imperceptível. O efeito, resultante de uma eventual resposta lenta dos pixels, seria reduzido pela combinação dos 500 Hz com um sistema de Overdrive "cuidadosamente otimizado" para diferentes taxas de atualização.

A companhia também confirmou a presença de um modo Vibrante aprimorado, que permitiria que "mais luz atravesse os cristais do LCD", intensificando as cores e permitindo aos usuários "perceberem com facilidade detalhes e pontos de destaque na imagem que podem entregar a posição dos inimigos" durante as partidas.

Continua após a publicidade

As limitações do TN seriam os motivos do foco nos Esports, em que a taxa de atualização e as latências são essenciais e mais importantes do que a qualidade de imagem. Assim sendo, outras características foram implementadas pensando nesse público, como o tamanho de tela de 24 polegadas e a resolução Full HD (1920 x 1080), que por ser menos exigente permite a placas de vídeo potentes entregar altas taxas de quadros com mais facilidade.

Dito isso, ASUS e Nvidia destacam como uma GPU poderosa é necessária para se chegar à taxa máxima de 500 Hz. Alguns dos jogos considerados durante o desenvolvimento do ROG Swift 500 Hz incluem CS:GO, Valorant, Overwatch e Rainbow Six Siege.

Nvidia G-Sync e Reflex para menor latência possível

Continua após a publicidade

Para garantir melhor fluidez e reduzir ainda mais as latências, outras duas tecnologias da Nvidia estão incorporadas no ROG Swift 500 Hz: o G-Sync e o Reflex. O Nvidia G-Sync elimina a quebra de frames decorrente de variações na taxa de quadros ao essencialmente sincronizar a taxa de atualização com a quantidade de quadros gerada pela placa de vídeo.

O Reflex, por sua vez, sincroniza os periféricos do computador (mouse, teclado, monitor) compatíveis com a tecnologia e a GPU para que atrasos no comando do jogador sejam minimizados. A novidade engloba ainda a versão mais completa do recurso, com o Reflex Analyzer, capaz de medir exatamente a latência dos acessórios para otimizar a sincronização.

O ASUS ROG Swift 500 Hz ainda não teve data de lançamento ou preços revelados, mas a expectativa é que novidades sejam divulgadas ainda nesta semana, no decorrer da Computex.

Continua após a publicidade

Fonte: ASUS, Nvidia