Publicidade

Nvidia GeForce RTX 3090 Ti tem possível data de lançamento vazada

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Março de 2022 às 11h54

Link copiado!

Reprodução/Nvidia
Reprodução/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Após um período supostamente conturbado de desenvolvimento, a nova Nvidia GeForce RTX 3090 Ti, placa entusiasta mais avançada da empresa, pode finalmente estar prestes a chegar ao mercado. Pelo menos é o que sugere uma roadmap obtida pelo site VideoCardz, com a possível data de estreia da novidade, junto ao prazo para o fim do embargo de reviews.

GeForce RTX 3090 Ti tem possível data de estria vazada

O material vazado se assemelha a outros divulgados na estreia de placas da marca no passado, e sugere que a aguardada GPU entusiasta deve estrear ainda neste mês, em 29 de março.

Continua após a publicidade

Curiosamente, os reviews serão liberados no mesmo dia, situação semelhante à da recém-lançada RTX 3080 de 12 GB e, assim como no caso da irmã mais básica, essa janela para liberação dos testes pode significar que não teremos um salto tão grande quanto as especificações sugerem.

A RTX 3090 ti foi apresentada em uma espécie de teaser durante a CES 2022, e desde então não foram revelados mais detalhes oficiais. De acordo com leakers renomados, como o canal Moore's Law is Dead, o sumiço da GPU foi resultado de um período conturbado de desenvolvimento — a Nvidia estaria enfrentando problemas para estabilizar o componente diante das especificações mais encorpadas, em meio aos feriados prolongados dos países asiáticos.

A solução tem como destaques o uso do chip GA102 completo, com 10.752 núcleos CUDA e clocks mais elevados, além de memórias GDDR6X operando a 21 Gbps, configuração inédita entre as placas da empresa que turbinaria a largura de banda para mais de 1 TB/s. No entanto, como consequência, o consumo aumentaria de maneira significativa e beiraria os 450 W, o que também teria levado a empresa a modificar a interface de alimentação.

Continua após a publicidade

Suposta foto mostra novo conector PCIe 5.0 de energia

Ainda de acordo com os rumores, a RTX 3090 Ti seria a primeira placa do mercado vir embarcado com o novo conector de energia PCIe 5.0, munidos de 12 + 4 pinos (12VHPWR) em uma única conexão para oferecer até 600 W de energia. Reforçando essa possibilidade, o perfil @wxnod compartilhou o que parece ser a suposta conexão de um modelo customizado da GALAX, a RTX 3090 Ti Boomstar.

Continua após a publicidade

A porta é muito similar à conexão de 12 pinos já utilizada pela Nvidia em sua linha Founder's Edition, mas é possível notar a presença dos quatro pinos adicionais na base, para suplementar a alimentação. Caso se comprove, a inclusão do conector seria uma preparação para a próxima geração de GPUs da companhia, conhecida até o momento pelo suposto nome da microarquitetura, Lovelace, que ultrapassaria os 500 W de consumo, segundo os rumores.

Fonte: VideoCardz, TechRadar