Publicidade

Nvidia deve lançar linha RTX 3000 SUPER para PC e notebooks no início de 2022

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Nvidia
Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Mesmo enfrentando a crise global de chips e a escassez por conta da criptomineração, o que incentivou o lançamento de uma linha dedicada de GPUs, a Nvidia parece seguir firme com seu calendário de estreias. Agora que quase toda a família RTX 3000 está no mercado, restando apenas a chegada da RTX 3050 aos desktops, a empresa estaria preparando atualizações para as placas com diversas melhorias.

Rumores recentes indicaram que a gigante está trabalhando na linha RTX 3000 SUPER para notebooks, com chips mais encorpados e maior quantidade de memória, corrigindo assim alguns dos pontos criticados na atual geração. No entanto, é possível que essa atualização tenha um alcance maior que o esperado, como apontam informações divulgadas pelo leaker kopite7kimi.

Linha RTX 3000 SUPER já começou a ser fabricada

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo o leaker, a linha RTX 3000 SUPER seria parte dos planos da Nvidia de haver uma "transição suave" para a Ada Lovelace, microarquitetura especulada para equipar a próxima geração de placas da fabricante. A litografia de 8 nm da Samsung deve ser mantida, e as versões atualizadas da família Ampere não seriam exclusivas de notebooks, como se pensava antes, devendo chegar também aos desktops.

Complementando essas informações, fontes do site WCCFTech sugeriram que as placas RTX 3000 SUPER já começaram a ser fabricadas neste trimestre, estando prevista para estrear no início de 2022. O portal aponta que as novas GPUs de fato não sofrerão mudanças drásticas, focando em aprimorar o design da arquitetura, bem como as velocidades e capacidade das memórias, o que já seria suficiente para aprimorar a performance.

Além disso, a atualização traria um novo chip, o GA103, antes especulado para equipar a RTX 3070 Ti, com interface de 320-bit. Uma variante, a GA103S, também estaria em desenvolvimento, mas com uma interface mais modesta de 256-bit, provavelmente voltada para placas mais simples. Por fim, os rumores sugerem que as versões Ti também podem ganhar variantes SUPER desta vez, algo que não aconteceu na geração anterior.

Família RTX 4000 chega no final de 2022 em 5 nm

Paralelo a isso, mais rumores trazem supostos detalhes da linha RTX 4000, como é conhecida até o momento a família Ada Lovelace. De acordo com o leaker Greymon55, o próximo grande lançamento da Nvidia está previsto para acontecer entre o final de 2022 e o início de 2023, com fabricação em 5 nm e um salto expressivo de 100% de desempenho em relação à RTX 3090.

Continua após a publicidade

Ao que se sabe, as GPUs RTX 4000 podem ser as primeiras placas da empresa no formato Multi Chip Module (MCM), que emprega múltiplos chips menores para compor a GPU completa. Essa é a mesma abordagem que a AMD adota nos processadores Ryzen, por exemplo, e que também pode estar presente na especulada linha Radeon RX 7000. Infelizmente, não há muitos detalhes sobre as soluções no momento.

Fonte: WCCFTech