Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia deve reduzir produção da RTX 2060 para focar na família RTX 3000

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Junho de 2021 às 14h50

Link copiado!

Divulgação/Nvidia
Divulgação/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

As notícias acerca dos problemas de escassez de componentes que a indústria de eletrônicos enfrenta já não são novidade, e novos impactos em lançamentos e na venda de produtos já viraram rotina. Além do mercado de smartphones, com modelos de companhias como a Samsungsendo adiados para o ano que vem, o segmento de peças para computadores é um dos mais afetados.

Apesar dos lançamentos recentes de AMD e Nvidia, como as novas RTX 3070 Ti e 3080 Ti, a alta demanda, associada ao crescimento vertiginoso da criptomineração e à escassez de chips têm se mostrado desafios para as fabricantes, que se esforçam para atender os usuários. Além da estreia das versões LHR, com baixa capacidade de minerar, a Nvidia pode estar prestes a agir mais uma vez para tentar combater o cenário atual.

RTX 2060 pode ter produção reduzida pela metade

Continua após a publicidade

Segundo informações obtidas pelo site ITHome, a fabricante teria entrado em contato com parceiras e varejistas para comunicar que a produção da GeForce RTX 2060, placa intermediária básica da geração passada da empresa, será reduzida pela metade. O modelo havia voltado às linhas de fabricação em fevereiro, para agir como uma solução paliativa para a falta de estoque.

Caso ocorra de fato, a medida teria a intenção de abrir margem para que a produção de GPUs da família RTX 3000 possa ser aumentada. Ainda que a RTX 2060 seja fabricada pela TSMC, enquanto as placas mais recentes estão sob a responsabilidade da Samsung, alguns dos componentes dos novos modelos ainda são fabricados pela fundição taiwanesa.

Placa é quarta mais popular na Steam, mas 3060 e 3070 crescem

Continua após a publicidade

Atualmente o modelo mais simples e acessível da Nvidia para desktops a contar com Ray Tracing, a RTX 2060 é uma das mais populares entre os consumidores, ocupando o quarto lugar no ranking de hardware da Steam. O componente está em 5% dos computadores, estando atrás apenas da GTX 1650, GTX 1050 Ti e GTX 1060.

Ainda não está claro se a redução na produção irá de fato dar margem para os modelos mais recentes, mas essa não é a primeira vez que uma companhia anuncia ação semelhante. Durante o anúncio dos novos processadores Ryzen 5000G, a AMD revelou que dará prioridade aos chips de alto desempenho, deixando as plataformas mais acessíveis em segundo plano.

Fonte: TechSpot, NotebookCheck