Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD anuncia APUs Ryzen 5000G com gráficos integrados para desktops

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Abril de 2021 às 12h02

Link copiado!

Sergio Oliveira/Canaltech
Sergio Oliveira/Canaltech
Tudo sobre AMD

A AMD revelou no final do ano passado a sua linha de CPUs Ryzen 5000. Agora, a empresa atualiza a linha adicionando as APUs, ou seja, os modelos que integram CPU e GPU em um só componente para desktops.

A linha é chamada de Ryzen 5000G e conta com seis modelos, três deles com foco em eficiência. Como já é hábito da AMD, ela vai reservar a primeira leva das APUs para fabricantes parceiras. Assim, inicialmente só será possível encontrar os novos componentes em PCs montados; depois, eles poderão ser comprados separadamente.

O modelo mais potente é o Ryzen 7 5700G, com oito núcleos, 16 threads e clock entre 3,8 GHz e 4,6 GHz. Em termos de capacidade gráfica, ele conta com 8 unidades computacionais. Este número pode parecer pouco, mas a frequência das GPUs fica na casa dos 2.000 MHz, oferecendo mais potência que a série 4000.

Continua após a publicidade

A linha também traz os modelos 5000GE. Esta nomenclatura se refere às APUs da AMD que abrem levemente a mão de frequência e focam em eficiência energética. Assim, enquanto os modelos G trazem TDP de 65W, as versões GE se mantêm em 35W.

Veja a lista completa da linha:

A linha Ryzen 5000 da AMD, portanto, agora tem quatro grandes famílias. As versões X oferecem somente CPU (sem gráficos integrados) com a possibilidade de overclocking; a G é APU que foca em alto consumo; e a GE a APU com balanço energético. Os modelos que não apresentam letras na frente, são os que contam apenas com CPU sem destravamento.

Continua após a publicidade

A série 5000G deve chegar ao mercado via paceiras da AMD já nas próximas semanas.