AMD anuncia APUs Ryzen 5000G com gráficos integrados para desktops

AMD anuncia APUs Ryzen 5000G com gráficos integrados para desktops

Por Wagner Wakka | Editado por Jones Oliveira | 14 de Abril de 2021 às 12h02
Sergio Oliveira/Canaltech

A AMD revelou no final do ano passado a sua linha de CPUs Ryzen 5000. Agora, a empresa atualiza a linha adicionando as APUs, ou seja, os modelos que integram CPU e GPU em um só componente para desktops.

A linha é chamada de Ryzen 5000G e conta com seis modelos, três deles com foco em eficiência. Como já é hábito da AMD, ela vai reservar a primeira leva das APUs para fabricantes parceiras. Assim, inicialmente só será possível encontrar os novos componentes em PCs montados; depois, eles poderão ser comprados separadamente.

O modelo mais potente é o Ryzen 7 5700G, com oito núcleos, 16 threads e clock entre 3,8 GHz e 4,6 GHz. Em termos de capacidade gráfica, ele conta com 8 unidades computacionais. Este número pode parecer pouco, mas a frequência das GPUs fica na casa dos 2.000 MHz, oferecendo mais potência que a série 4000.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A linha também traz os modelos 5000GE. Esta nomenclatura se refere às APUs da AMD que abrem levemente a mão de frequência e focam em eficiência energética. Assim, enquanto os modelos G trazem TDP de 65W, as versões GE se mantêm em 35W.

Veja a lista completa da linha:

Foto: Wagner Wakka/Canaltech Dados: AMD

A linha Ryzen 5000 da AMD, portanto, agora tem quatro grandes famílias. As versões X oferecem somente CPU (sem gráficos integrados) com a possibilidade de overclocking; a G é APU que foca em alto consumo; e a GE a APU com balanço energético. Os modelos que não apresentam letras na frente, são os que contam apenas com CPU sem destravamento.

A série 5000G deve chegar ao mercado via paceiras da AMD já nas próximas semanas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.