Nvidia confirma lançamento de nova RTX 2060 de 12 GB "sem querer"
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
A Nvidia lançou nesta quarta (1) um novo driver para as placas de vídeo GeForce e, sem intenção, acabou confirmando a existência de uma nova variante da RTX 2060, placa de entrada da família RTX 2000. A solução protagonizou diversos vazamentos nas últimas semanas, e tem estreia esperada já para os próximos dias, visando reaquecer o mercado gamer de entrada, carente de componentes acessíveis.
- Nvidia GeForce RTX 3090 Ti deve contar com nova memória mais veloz
- Nvidia GeForce RTX 2060 é modificada por usuário e ganha 12 GB de memória
Nvidia confirma RTX 2060 de 12 GB "sem querer"
O driver de número 497.09 foi lançado e, como de costume, a Nvidia divulgou através de seu blog oficial as principais novidades do update. Junto à postagem, a empresa divulgou um documento completo com todos os detalhes de melhorias e GPUs suportadas. — além de otimizações para Halo Infinite e suporte a G-Sync em uma lista de novos monitores, a empresa cita explicitamente o suporte à GeForce RTX 2060 de 12 GB.
Dessa maneira, a companhia basicamente confirma os rumores de que a placa seria relançada com o dobro de memória, para tentar amenizar a alta demanda por GPUs acessíveis mais encorpadas. A documentação segue no ar até o momento, mas pode ser removida a qualquer instante. Ainda assim, segundo os rumores, não falta muito agora para que a gigante revele a novidade oficialmente.
A nova versão da RTX 2060 está prevista para estrear na próxima terça-feira, 7 de dezembro, trazendo não apenas upgrades nas memórias, como também nas especificações, oferecendo mais potência que o modelo original.
Placa revisada promete oferecer alto custo-benefício
Ao que se sabe, a RTX 2060 de 12 GB chega ao mercado como um híbrido da RTX 2060 de 6 GB com a RTX 2060 SUPER, trazendo uma variante mais robusta da GPU TU106. A solução contará com 2.176 núcleos CUDA, 13% a mais que a versão padrão, e memória GDDR6 em interface de 192-bit com clock de 14 Gbps, trazendo assim largura de banda de 336 GB/s.
Considerando que a RTX 3060 é apenas 8% mais potente que a RTX 2060 SUPER, o lançamento pode ser uma opção muito atraente, desconsiderando a defasagem da arquitetura mais antiga em Ray Tracing e DLSS. A placa também deve contar com preço razoavelmente baixo considerando o cenário atual, vendida por US$ 300, ou cerca de R$ 1.700, em conversão direta.
Fonte: Nvidia, DigitalTrends