Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia RTX 2060 12 GB e RTX 3070 Ti 16 GB podem ser anunciadas ainda em 2021

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Novembro de 2021 às 13h20

Link copiado!

Divulgação/Nvidia
Divulgação/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Nas últimas semanas, uma enxurrada de rumores sugeriram que a Nvidiaestá prestes a anunciar diversas novas placas de vídeo, apesar da crise. O destaque vai para as edições renovadas da RTX 2060, RTX 3070 Ti e RTX 3080, todas trazendo quantidades maiores de memória, o que já seria suficiente para torná-las opções interessantes no cenário atual.

Com a chegada de novembro, um novo vazamento pode ter indicado as supostas datas de lançamento e chegada ao mercado das placas retrabalhadas. As informações chegam através do leaker hongxing2020, que havia vazado por completo, com precisão, a família de placas RTX 3000.

Nvidia pode anunciar novas RTX 2060, RTX 3070 Ti e RTX 3080 em dezembro

Continua após a publicidade

Segundo o informante, as três novidades devem ser reveladas ainda neste ano, em dezembro, mas em períodos diferentes. A RTX 2060 com 12 GB de VRAM seria a primeira a ser anunciada, em 7 de dezembro. A solução também já seria disponibilizada no mesmo dia, possivelmente por se tratar de uma placa mais antiga, com tecnologia menos procurada no momento.

Pouco tempo depois, em 17 de dezembro, a Nvidia anunciaria a RTX 3070 Ti com 16 GB de memória e a RTX 3080 com 12 GB de memória. Por estarem utilizando processos mais recentes, e pressionados pela crise, esses modelos só seriam disponibilizados em 11 de janeiro. Não se sabe dizer como os lançamentos afetariam as versões originais, com menor quantidade de RAM.

Ainda que hongxing2020 não tenha citado na publicação, outros rumores sugerem que a Nvidia prepara ainda mais três placas de vídeo para o início de 2022: uma RTX 3090 Ti, com chip GA102 completo, além de variantes para desktop das placas de entrada RTX 3050 e RTX 3050 Ti, até então exclusivas dos notebooks.

Continua após a publicidade

Soluções podem ser caminho para contornar crise

A chegada das novas variantes da RTX 3070 Ti e RTX 3080 seriam bem-vindas quando consideramos que os modelos vendidos atualmente apresentam limitações notáveis em títulos que requerem maior quantidade de memória, como DOOM Eternal. Além disso, as novidades colocariam as placas GeForce em igualdade com as rivais Radeon RX 6000, que oferecem 16 GB de RAM na mesma faixa de preço.

Ainda assim, fica a dúvida de como essas versões afetarão os estoques da Nvidia, e a própria linha RTX 3000, já que ainda não se sabe se a fabricante descontinuará os modelos com menos memória. Esse deve ser o caminho natural, no entanto, especialmente se levarmos em conta que as novas placas poderiam competir por chips com as placas antigas.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, a RTX 2060 de 12 GB é visivelmente uma tentativa da empresa de atender à alta demanda por soluções para games, já que a GPU de entrada da família RTX 2000 ainda tem fôlego para games em Full HD. Sua maior limitação era a quantidade de VRAM, ponto que parece ser resolvido com a nova variante.

Por ser fabricada em um processo mais antigo, o modelo não deve ser afetado de maneira significativa pela escassez. Pelo preço certo, a novidade pode ser uma opção bastante interessante para o mercado de entrada.

Fonte: WCCFTech, TechRadar, VideoCardz