Nvidia GeForce RTX 2060 é modificada por usuário e ganha 12 GB de memória

Nvidia GeForce RTX 2060 é modificada por usuário e ganha 12 GB de memória

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 26 de Novembro de 2021 às 14h30
Reprodução/Nvidia

Um popular modder russo acaba de publicar o vídeo do processo pelo qual transformou a placa de vídeo GeForce RTX 2060 da Nvidia, placa de entrada da família de GPUs Turing da marca com 6 GB de memória dedicada, em uma solução com 12 GB de RAM. O fato ganha mais destaque em virtude dos rumores de que a própria Nvidia pretende lançar uma versão repaginada da RTX 2060 com maior capacidade de memória.

Modder fabrica RTX 2060 com 12 GB de memória

O YouTuber e modder russo VIK-on publicou em seu canal nesta semana o processo de conversão de uma RTX 2060 de 6 GB para uma versão customizada de 12 GB. A placa alterada é detectada normalmente pelo GPU-Z, constando com um total de 12.288 MB de VRAM GDDR6, e também parece funcionar sem problemas, salvo eventuais telas pretas.

A modificação de VIK-on é identificada pelo sistema e chega a funcionar normalmente, salvo erros ocasionais que cortam o sinal de vídeo (Imagem: VIK-on/YouTube)

VIK-on já havia realizado esse procedimento anteriormente, ao turbinar uma RTX 3070 de 8 GB para 16 GB, e uma RTX 2080 Ti de 11 GB para 22 GB, enfrentando o mesmo glitch. Para confirmar o funcionamento adequado do novo projeto, o modder colocou a RTX 2060 para minerar Ethereum e executar o teste de desempenho Unigine Superposition e, em ambos os casos, o desempenho foi similar ao da variante original de 6 GB.

Isso não significa, no entanto, que o aumento da capacidade de memória não traga benefícios, inclusive em jogos: um dos pontos mais criticados no lançamento da RTX 2060 foi justamente sua capacidade relativamente limitada de RAM. Jogos modernos mais pesados têm requerido uma quantidade crescente de memória, e elevá-la a 12 GB dará um fôlego extra à placa, podendo inclusive oferecer mais performance em determinados jogos e cargas de trabalho.

Nvidia pode lançar versão oficial em breve

Diversos rumores indicam que a Nvidia deve lançar uma versão turbinada da RTX 2060 com 12 GB de memória, como maneira de atender a alta demanda por placas de vídeo baratas, que se tornaram raridade em meio à crise global de semicondutores. Ainda não se sabe se a companhia fará modificações no chip, trazendo maior performance, mas o upgrade de RAM já deve ser suficiente para tornar o modelo atraente pelo preço certo.

Segundo rumores, uma versão oficial de 12 GB da RTX 2060 pode chegar ao mercado no início de dezembro (Imagem: Reprodução/Nvidia)

Especula-se que a gigante deve atualizar ainda alguns modelos da famíllia RTX 3000, como a 3070 Ti e a 3080 Ti, também adicionando mais memória, e trazer alguns dos modelos mais robustos para notebooks. A RTX 2060 de 12 GB é esperada para estrear ainda em dezembro, enquanto o restante dos lançamentos deve ser oficializado em janeiro, durante o período da CES 2022.

Fonte: VideoCardz

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.