Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo Mac Pro pode trazer "versão estendida" do chip Apple M1 Max

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Janeiro de 2022 às 15h50

Link copiado!

KKPCW/Wikimedia Commons
KKPCW/Wikimedia Commons
Tudo sobre Apple

Um novo rumor sugere que a próxima geração do Mac Pro, desktop para profissionais da Apple, deve trazer uma versão superdimensionada do M1 Max, atual chip para computadores mais poderoso da empresa. As informações também indicam que o componente pode chegar ao aguardado iMac Pro, em uma versão um pouco mais modesta, mas ainda superior ao modelo de notebooks.

Novo Mac Pro pode trazer versão estendida do M1 Max

Os detalhes chegam como cortesia do leaker Dylan, que sugere que o Mac Pro adotará uma edição avantajada do M1 Max, utilizado no MacBook Pro, e não uma suposta variante turbinada do M2, outro chip especulado para estrear com a próxima geração do MacBook Air. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que rumores indicam a existência de uma versão monstruosa do M1 para o desktop.

Continua após a publicidade

Ao que se sabe, o processador poderia ser uma combinação de quatro M1, no que está sendo chamado de "M1 Max Quadra", utilizando interconexões encontradas nos componentes já lançados pela empresa. A solução completa atingiria impressionantes 40 núcleos de CPU e 128 núcleos de GPU, atingindo escala de desempenho quase perfeita, quatro vezes maior que a do M1 Max tradicional.

Mesmo com as especificações colossais, a adoção do Quadra, baseado na arquitetura ARM, permitiria à Apple reduzir o tamanho do computador de maneira significativa. As especulações indicam que o dispositivo seria bastante similar a um Mac Mini de maior estatura, ou ao Power Mac G4 Cube sem a peça de acrílico.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com Dylan, o novo desktop profissional deve concluir a transição para o Apple Silicon, iniciada há dois anos, no último trimestre de 2022, simbolizando assim o começo da era em que a Apple utilizará apenas processadores próprios em seus dispositivos. Curiosamente, o anúncio está previsto para o verão norte-americano, período próximo aos meses de junho e julho.

É possível que haja apenas um desencontro de datas — a máquina pode ser revelada no meio do ano, mas ser efetivamente lançada no final do ano, entre outubro e dezembro.

iMac Pro também pode trazer variante turbinada do chip

Respondendo a outro usuário, o leaker também reforçou os rumores sobre o iMac Pro, o All-in-One (AiO) profissional da Apple, que poderia adotar um design bastante similar ao de um iPad Pro. Dylan acredita que, graças ao maior espaço proporcionado pela carcaça avantajada, bem como pela fonte dedicada de maior potência, o AiO contaria com uma segunda configuração turbinada, um possível "M1 Max Duo".

Continua após a publicidade

Outro protagonista de rumores antigos, o M1 Max Duo, como o nome sugere, empregaria duas unidades do chip, sendo duas vezes mais poderoso que o M1 Max tradicional. A novidade poderia ainda ser utilizada em uma versão Pro do Mac Mini, algo bastante plausível se considerarmos que a gigante de Cupertino adotou uma estratégia parecida com os modelos padrão do Mac Mini e iMac.

Fonte: Dylan, WCCFTech