Apple conclui design do A16 Bionic, mas alto desempenho terá custo elevado

Apple conclui design do A16 Bionic, mas alto desempenho terá custo elevado

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 17 de Janeiro de 2022 às 11h40
Apple

Um novo rumor sugere que o processador dos novos modelos da linha iPhone 14 da Apple parece já estar pronto para fabricação, mas a arquitetura de maior eficiência trará também um maior custo de produção.

Sucessor do A15 Bionic será menor, mais veloz e mais eficiente (Imagem: Reprodução/Apple)

A informação é do vazador Sam (@Shadow_Leak no Twitter), que aponta que o chip A16 Bionic teve seu design finalizado pela Apple.

É esperado que o processador seja produzido pela TSMC e seu novo processo de litografia de 4 nanômetros, reduzindo ainda mais o tamanho do chipset e condensando mais transistores em um espaço menor para mais eficiência de energia e velocidade.

É dito que a TSMC elevou o preço de fabricação e que a Apple aceitou o pedido. Serão produzidas entre 120 mil e 150 mil unidades do processador por mês em um primeiro momento.

iPhone 14 Pro e 14 Pro Max terão novo entalhe em formato de "i" (Imagem: Victor Carvalho/Canaltech)

Com maior distinção entre os modelos de iPhone, é esperado que a Apple ofereça uma GPU mais poderosa para o A16 Bionic que equipará o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

A empresa já adotou tal estratégia com o A15 Bionic, oferecendo 4 núcleos de GPU para o iPhone 13 e iPhone 13 Mini e 5 núcleos de GPU para o iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max.

Linha iPhone 14 contará com quatro modelos; versão Mini será substituída por novo modelo Max (Imagem: Victor Carvalho/Canaltech)

Ainda não sabemos se a empresa apostará em mudanças mais radicais entre os processadores além de GPU, mas não seria impossível a Apple apresentar um “A16 Pro” com desempenho ainda mais elevado para os dois modelos premium.

Sem uma versão compacta de 5,4 polegadas, a nova geração de smartphones da Apple deve chegar em setembro composta pelo iPhone 14 e novo iPhone 14 Max com telas de 6,1” e 6,7”, e os já citados iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max com mesmos tamanhos de tela, mas qualidade superior.

Fonte: Sam, via Wccftech.com)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.