Publicidade

Novas CPUs AMD Ryzen 9000X3D e placas X870E chegam em setembro

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

A AMD confirmou no último dia 2 de junho, durante a conferência de abertura da Computex 2024, que os novos processadores Ryzen 9000 mainstream serão lançados em julho, dois meses antes da estreia das novas placas-mãe com chipset X870E.

O Canaltech esteve na Computex 2024 e ouviu de vários representantes que as novas motherboards topo de linha, com o inédito chipset X870E, de fato chegarão apenas em setembro. Nesse meio tempo, gamers e entusiastas que comprarem as CPUs Ryzen 9 9950X3D e 990X3D terão de se contentar com placas modelo X670.

O site Club386 também obteve informações similares, com fabricantes de placas-mãe afirmando não haver necessidade de trazer os chipsets X870E logo no lançamento dos Ryzen 9000, uma vez que elas só fazem sentido de fato para as CPUs entusiasta Ryzen 9000X3D, que chegam em setembro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mais memória cache

Para usuários comuns, de fato não faz muito sentido ser early adopter dos novos chipsets X800 para soquete AM5, sendo que já existem modelos de placas-mãe X690 extremamente completas com as tecnologias mais modernas. Contudo, a linha de processadores X3D da AMD se diferencia das CPUs tradicionais pelo maior volume de memória 3D V-cache, com tecnologia de empilhamento 3D.

Isso significa que a CPU consegue alocar instruções mais complexas por ciclo computacional, conseguindo tirar mais desempenho em algumas tarefas mais exigentes. Em compensação, isso também exige que as pistas de comunicação da CPU com o restante do sistema sejam melhores, com larguras de banda maiores, potencialmente o maior diferencial das placas X870E.

Fonte: Club386