Publicidade

Usuário encontra AMD Ryzen 7950X3D com cache absurdo

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Maio de 2024 às 14h15

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre AMD

A AMD é a empresa que trabalha com os processadores com o mais alto nível de cache do mercado, chegando a 128 MB. Contudo, um usuário revelou que seu Ryzen 9 7950X3D possui incríveis 192 MB de cache, algo inédito até então, visto que o valor máximo desse modelo é 128 MB. O caso gerou uma série de hipóteses, mas nenhuma delas foi confirmada.

Ao publicar um print no fórum chinês Bilibili, o usuário mostra a absurda quantidade de cache por meio dos dados do GPU-Z e do Gerenciador de Tarefas do Windows. A quantidade surpreende principalmente pelo fato de a AMD não ter revelado nenhuma revisão ou mudança no componente topo de linha.

Dessa forma, uma das teorias mais plausíveis até o momento é que essa é, ou era, uma amostra de engenharia para um possível processador de mesmo nome, mas com capacidades de cache elevadas. Por outro lado, não seria surpresa os 192 MB serem um bug do próprio sistema operacional.

Continua após a publicidade

Todavia, para a AMD inserir 192 MB de cache seria preciso de uma verdadeira obra de engenharia. O time vermelho trabalha com a tecnologia do 3D V-Cache, que empilha verticalmente os chips de memória cache L3. Uma das suposições para toda essa quantidade é que a AMD teria inserido uma camada de 64 MB no CCD (Core Complex Die) e mais 128 MB empilhados por meio do V-Cache, totalizando o valor.

Com os Ryzen 7000 já passando o bastão para os próximos Ryzen 9000, não seria surpresa ver a AMD atualizar um desses processadores. Contudo, o aumento de 128 para 192 MB parece não fazer sentido sem um anúncio oficial ou algo do tipo, principalmente porque apenas um usuário notou a diferença.