Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova escassez de componentes deve elevar preço de SSDs

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Novembro de 2023 às 09h05

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung

A Phison, fabricante de controladores para SSDs, antecipou a encomenda de chips NAND com seus fornecedores, se preparando para uma nova escassez. O próprio processo de adiantar a compra dos componentes já é suficiente para encarecer o produto final na ponta, e uma eventual falta dessas memórias pode inflacionar ainda mais os SSDs nos próximos meses.

O movimento da Phison vem pouco tempo após Samsung, Micron e outras fabricantes de NAND reajustarem o preço dos componentes em até 20%. Com isso, após meses seguidos de preços em queda, com alguns SSDs custando menos até que HDDs de volume equivalente, a temporada dos SSDs baratos pode estar perto do fim.

Efeito Black Friday

Continua após a publicidade

Naturalmente, o preço de produtos eletrônicos é profundamente afetado pelo custo de fabricação de cada peça da cadeia de produção. Sendo assim, a recente alta das memórias flash afeta diretamente o processo como um todo, e isto é repassado ao consumidor.

Contudo, o período para o anúncio dos reajustes é tão problemático quanto os próprios reajustes. Apesar de ser uma tradição originalmente estadunidense, a Black Friday já é uma tendência global de mercado.

Este é um período em que as pessoas ficam mais propensas a gastar, seja pelo marketing agressivo, seja pelas promoções realmente atraentes. Contudo, além disso, essa época se tornou um dos momentos mais importantes do ano para varejistas darem vazão a estoques parados.

Continua após a publicidade

Dessa forma, é extremamente comum ser este o momento, justamente, quando a maioria dos produtos são reposicionados no mercado para faixas de preço mais elevadas. Não se trata, necessariamente, da famigerada prática de “vender pela metade do dobro”, mas é um efeito em cascata de todos os fatores anteriores somados.

🛒Compre SSDs NVMe com o melhor preço!

🛒Compre memórias DDR5 com o melhor preço!

Queimar estoques implica imediatamente em uma certa urgência em reabastecê-los. Com diversos dispositivos saindo de linha anualmente, os novos estoques costumam contar, majoritariamente, com versões mais novas ou lançamentos, ambos geralmente mais caros.

Continua após a publicidade

Dessa forma, não será uma surpresa se já nos próximos meses o consumidor começar a perceber os efeitos de uma nova crise no segmento de eletrônicos, antes mesmo de ela começar efetivamente.

Fonte: DigiTimes Asia