Nova escassez de componentes deve elevar preço de SSDs
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
A Phison, fabricante de controladores para SSDs, antecipou a encomenda de chips NAND com seus fornecedores, se preparando para uma nova escassez. O próprio processo de adiantar a compra dos componentes já é suficiente para encarecer o produto final na ponta, e uma eventual falta dessas memórias pode inflacionar ainda mais os SSDs nos próximos meses.
O movimento da Phison vem pouco tempo após Samsung, Micron e outras fabricantes de NAND reajustarem o preço dos componentes em até 20%. Com isso, após meses seguidos de preços em queda, com alguns SSDs custando menos até que HDDs de volume equivalente, a temporada dos SSDs baratos pode estar perto do fim.
Efeito Black Friday
Naturalmente, o preço de produtos eletrônicos é profundamente afetado pelo custo de fabricação de cada peça da cadeia de produção. Sendo assim, a recente alta das memórias flash afeta diretamente o processo como um todo, e isto é repassado ao consumidor.
Contudo, o período para o anúncio dos reajustes é tão problemático quanto os próprios reajustes. Apesar de ser uma tradição originalmente estadunidense, a Black Friday já é uma tendência global de mercado.
Este é um período em que as pessoas ficam mais propensas a gastar, seja pelo marketing agressivo, seja pelas promoções realmente atraentes. Contudo, além disso, essa época se tornou um dos momentos mais importantes do ano para varejistas darem vazão a estoques parados.
Dessa forma, é extremamente comum ser este o momento, justamente, quando a maioria dos produtos são reposicionados no mercado para faixas de preço mais elevadas. Não se trata, necessariamente, da famigerada prática de “vender pela metade do dobro”, mas é um efeito em cascata de todos os fatores anteriores somados.
🛒Compre SSDs NVMe com o melhor preço!
🛒Compre memórias DDR5 com o melhor preço!
Queimar estoques implica imediatamente em uma certa urgência em reabastecê-los. Com diversos dispositivos saindo de linha anualmente, os novos estoques costumam contar, majoritariamente, com versões mais novas ou lançamentos, ambos geralmente mais caros.
Dessa forma, não será uma surpresa se já nos próximos meses o consumidor começar a perceber os efeitos de uma nova crise no segmento de eletrônicos, antes mesmo de ela começar efetivamente.
Fonte: DigiTimes Asia