Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como instalar um SSD no notebook?

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Agosto de 2023 às 11h30

Link copiado!

Felipe Vidal/Canaltech
Felipe Vidal/Canaltech

A maioria dos notebooks atuais já vem equipados com SSDs para melhorar a experiência do usuário. Mas, às vezes, há o desejo de expandir esse armazenamento ou trocar o formato da unidade para uma que se adeque melhor ao seu uso. Instalar um SSD no notebook é uma tarefa bem simples, mas também requer um pouco de atenção.

Antes de começar, é importante que você tenha conhecimento dos formatos, interfaces e protocolos dos SSDs. Sem esse entendimento vai ser bem mais complicado de instalar o componente no laptop. Acesse os links acima caso surja alguma dúvida.

Fora isso, é importante ter em mãos um conjunto de chaves com bits (as pontinhas) diferentes. As fabricantes geralmente adotam o padrão de chaves Phillips para eletrônicos, mas há parafusos maiores, menores e com entalhes levemente distintos que acabam precisando de atenção redobrada. Use também algum item parecido como uma palheta de violão ou um cartão de crédito antigo para inserir entre as chapas e destravar as tampas.

Continua após a publicidade

Como abrir o notebook?

Seja do tipo SATA ou M.2, é preciso que você tenha certeza de que o seu notebook suporta esses SSDs. Confirmando a informação de qual SSD é compatível com sua máquina, vá para o passo a passo:

  1. Vire o notebook, de forma que a tampa inferior fique para cima;
  2. Com uma chave própria, comece a retirar os parafusos que prendem a tampa;
  3. Ao retirar todos os parafusos, pegue a palheta e insira entre as chapas que prendem a máquina;
  4. Faça um movimento de baixo para cima com a palheta, até sentir ou ouvir que a trava foi movida;
  5. Realize o mesmo processo por toda a chapa, até que ela se solte por completo;
  6. Quando isso acontecer, retire a tampa.

Ao retirar a tampa, você terá uma visão ampla de todos os componentes do laptop. Essa é a hora de identificar onde está localizado o encaixe do SSD da sua máquina. Se há mais de um, escolha o que pode ser mais fácil de instalar.

Como instalar um SSD M.2 no notebook?

Em nosso notebook de testes há dois slots M.2. Conforme mostrado na imagem, o SSD M.2 será instalado no slot 2, pois parece o mais fácil de acessar.

Continua após a publicidade
  1. Tire o parafuso do encaixe;
  2. Pegue o SSD M.2 e insira a unidade de maneira diagonal no slot. Jamais insira a unidade fazendo um movimento horizontal;
  3. Ao encaixar no slot, solte o SSD e ele ficará com a parte de trás virada para cima;
  4. Com o dedo, empurre a parte traseira do SSD de forma vertical, para baixo. Faça pressão para ele não retornar à posição original, mas não aplique força demais;
  5. Mantenha o dedo pressionado no SSD e, com a outra mão, comece a parafusar o parafuso no encaixe correspondente;
  6. Não faça força demais enquanto prende o parafuso. Assim que sentir que está firme, já pode parar.

O SSD M.2 não precisa de cabos nem nada. Assim que concluir as etapas, feche o notebook com a tampa e teste o aparelho para ver se funciona corretamente.

Como instalar um SSD SATA no notebook?

Continua após a publicidade

O processo de instalação de um SSD SATA é tão simples quanto o anterior. Vale salientar que nesse caso específico, muitas fabricantes optam por uma abordagem diferente em cada produto, principalmente os antigos.

Em certos laptops será preciso encaixar a unidade em uma presilha e só então encaixar na conexão, enquanto outros não precisam disso. O que será mostrado a seguir é um panorama da instalação, visto que é impossível ensinar todos os casos particulares.

  1. Identifique onde está localizada a área do SSD de 2,5 polegadas;
  2. Caso haja algum compartimento ou presilha metálica, desparafuse e libera o espaço necessário;
  3. Pegue o SSD e encaixe na área correspondente, fazendo um movimento devagar de cima para baixo;
  4. Gentilmente, comece a empurrar o SSD até que o conector da unidade e o conector do notebook se encontrem;
  5. Quando isso acontecer, empurre o SSD até que ele se encaixe por completo na conexão SATA.
Continua após a publicidade

Dessa forma, o SSD SATA de 2,5 polegadas já estará devidamente instalado no notebook. Alguns laptops requerem que o usuário parafuse a unidade; se esse for o caso, basta realizar o processo e a instalação terá sido concluída.