Publicidade

Micron prepara lançamento de memória RAM IC DDR5 de 32 GB para 2024

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Micron
Divulgação/Micron

De acordo com informações divulgadas em uma reunião com investidores, a Micron está trabalhando no desenvolvimento de memórias RAM IC (Circuito Integrado) DDR5 de 32 GB.

A empresa já é uma das pioneiras quando o assunto são memórias, uma vez que foi a primeira companhia a lançar um módulo DDR5 de 24 GB no passado. Agora, as novas memórias devem ser fabricadas com a tecnologia 1β (1-beta), um processo de fabricação próprio da marca que não exige luz violeta extrema.

Essas memórias só devem chegar ao mercado em meados de 2024, mas o desenvolvimento em massa já está nos estágios iniciais. Embora já seja público que os módulos terão 32 GB, a frequência de operação não foi revelada. Ainda assim, é esperado que os clocks comecem em 5.000 MT/s por conta de lançamentos anteriores.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A chegada das memórias IC DDR5 de 32 GB não são por acaso, visto que a Micron planeja escalonar esse ecossistema. Também para o próximo ano, a companhia deve lançar módulos de 128 GB para servidores e posteriormente aumentar essa capacidade para 192 GB, 256 GB, 512 GB e assim sucessivamente.

Valores muito altos, como quantidades acima de 512 GB, ainda são um "sonho". Mesmo com esse planejamento, módulos tão avançados só serão vendidos para clientes específicos em um futuro ainda um tanto quanto distante.

Memórias GDDR7 também estão em produção

Há poucos dias a Samsung anunciou que concluiu o desenvolvimento de chips de memória GDDR7. A Micron também não está longe desse processo e confirmou que suas memórias com essa tecnologia chegam em 2024.

Esses chips devem ter um propósito mais específico, com utilização em placas de vídeo e consoles, por exemplo. Assim como a Samsung, esses módulos devem ter velocidades de transferência de até 32 Gbps.

É esperado que os primeiros chips GDDR7 da Samsung sejam implementados já na próxima geração de GPUs da AMD, em 2024. A NVIDIA, por sua vez, deve utilizar a tecnologia da Micron em suas placas de vídeo somente em 2025, quando a geração GeForce RTX 5000 for lançada.