Publicidade

Dimensity 8300 supera Snapdragon 8 Plus Gen 1 em teste vazado

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Novembro de 2023 às 12h32

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/MediaTek)
(Imagem: Divulgação/MediaTek)
Tudo sobre MediaTek

Com lançamento confirmado para a próxima semana, o Dimensity 8300, novo chip intermediário premium da MediaTek, vazou no banco de dados do Geekbench 6 em seu primeiro teste, equipando um dispositivo desconhecido da Xiaomi. A plataforma mostrou um nível impressionante de desempenho ao superar o Snapdragon 8 Plus Gen 1, chip premium da rival Qualcomm no ano passado, enquanto reforçou a configuração agressiva de CPU em que deve apostar.

Acompanhado de 16 GB de RAM e Android 14, o processador estreante da MediaTek surpreendeu ao marcar 1.512 pontos em single-core, e 4.886 pontos em multi-core. Os números representam saltos massivos de desempenho em relação ao Dimensity 8200, que em média marca "apenas" 1.228 pontos com um núcleo, e 3.900 pontos com todos os núcleos, representando uma vantagem de 25% em ambos os casos para o Dimensity 8300.

Mais interessante é a comparação feita com o Snapdragon 8 Plus Gen 1, cuja média de pontuações é de 1.768 pontos em single-core e 4.634 pontos em multi-core, fazendo do 8300 15% mais lento usando um núcleo, mas 5% mais veloz ao usar a CPU por completo. A pontuação do novo Dimensity chega a encostar no Snapdragon 8 Gen 2, que costuma se estabelecer entre 4.800 e 5.200 pontos nos testes multi-core.

Continua após a publicidade

O segredo para os resultados estaria na combinação de núcleos e nas frequências bastante altas de operação — de acordo com os rumores, junto ao que está indicado no teste vazado, o lançamento da MediaTek deve seguir a fórmula de 1 + 3 + 4 núcleos, configurados em um Cortex-A715 de alto desempenho rodando a 3,35 GHz, mais três Cortex-A715 trabalhando a 3,2 GHz e quatro Cortex-A510 de alta eficiência operando a 2,2 GHz.

Além de usar núcleos mais modernos que o Snapdragon 8 Plus Gen 1, as frequências são bastante agressivas, com os dois grupos de alto desempenho atingindo velocidades muito próximas. Para se ter uma ideia, o chip da Qualcomm faz com que seu grupo de Cortex-A710 rode a 2,75 GHz. No entanto, há mais um aspecto que pode estar fazendo a diferença.

Paralelo ao vazamento do Geekbench, o renomado leaker Digital Chat Station reforçou a ficha técnica do Dimensity 8300 em nova publicação, citando as especificações vistas no teste e adicionando mais alguns detalhes. Tudo indica que a plataforma será fabricada pela TSMC na litografia da classe de 4 nm — possivelmente a mais avançada N4P —, bem como adotar uma modesta GPU Mali-G615 MC6 de 6 núcleos, solução básica do ano passado.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Tudo deve ser devidamente esclarecido durante o evento de anúncio, marcado para a próxima terça-feira, 21 de novembro, às 15h no horário de Pequim (4h da manhã no horário de Brasília).

Também não deve demorar muito para sabermos mais do celular da Xiaomi registrado no benchmark, já que o identificador 2311DRK48C sugere que o lançamento acontece ainda neste mês — a empresa costuma usar os quatro primeiros dígitos do número de modelo para indicar o ano (23) e o mês (11) em que seus celulares serão revelados.

Fonte: Digital Chat Station (em chinês), via GSMArena