Publicidade

MediaTek confirma Dimensity 9200 Plus com estreia em maio

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Abril de 2023 às 09h53

Link copiado!

MediaTek/YouTube
MediaTek/YouTube
Tudo sobre MediaTek

Em postagem feita nessa quinta-feira (27), a MediaTek confirmou que vai anunciar em maio o Dimensity 9200 Plus, versão aprimorada do atual processador premium da companhia para celulares. Apesar de prometer maior potência, a companhia taiwanesa não trouxe informações mais técnicas da plataforma no momento, mas os lançamentos passados da série "Plus" da empresa sugerem que devemos ver ganhos modestos, ainda que suficientes para tornar a família Dimensity mais competitiva.

No teaser divulgado na Weibo, a MediaTek diz que a plataforma "é poderosa, basta olhar o Plus" (em tradução via máquina), já confirmando o nome do chipset: MediaTek Dimensity 9200 Plus. A empresa traz ainda a data de lançamento do processador, 10 de maio. Não há informações técnicas da novidade, mas é possível fazer uma estimativa do que podemos esperar ao olharmos para a variante revisada da geração anterior, o Dimensity 9000 Plus.

Continua após a publicidade

Lançado pouco mais de 6 meses depois do modelo original, a solução manteve as especificações, enquanto ofereceu clocks mais altos na CPU e ganhos de desempenho respeitáveis na GPU, tendo sido capaz de superar o Snapdragon 8 Plus Gen 1 em um número significativo de testes, com margens de vantagem que beiravam os 10%. A variante impressionou a ponto de ser usada em alguns dobráveis, como o OPPO Find N2 Flip e o Tecno Phantom V Fold.

Com isso em mente, é provável que vejamos avanços similares no Dimensity 9200 Plus. A versão padrão do atual chip premium é poderosa, especialmente em gráficos, mas se mostrou um pouco menos competitivo que a geração anterior quando comparado ao Snapdragon 8 Gen 2. Caso apresente saltos similares à variante Plus passada, o componente teria chances de diminuir bastante essa diferença, e poderia ampliar a adoção da família Dimensity 9200 entre os celulares premium — ainda há poucos smartphones equipados com a plataforma.

Apresentado em novembro do ano passado, o modelo original chamou atenção pelo uso de núcleos atualizados em uma configuração parecida com seu principal concorrente, além da GPU Immortalis G715, fazendo do chip o primeiro da companhia a ter suporte a Ray Tracing, a técnica avançada de simulação da luz em tempo real. Até o momento, o Dimensity 9200 foi utilizado em apenas 3 aparelhos: o OPPO Find X6, o Vivo X90 e o Vivo X90 Pro.

Continua após a publicidade

Fonte: MediaTek (em Chinês), via 9to5Google