Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linha de placas-mãe Intel B660 pode ser parcialmente compatível com PCI-E 5.0

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Novembro de 2021 às 11h44

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Acompanhando a estreia da 12ª geração Alder Lake, a Intel disponibilizou no mercado inicialmente apenas modelos de placa-mãe da série Z690, focada em entusiastas. A ideia, de acordo com a companhia, é destacar os principais recursos que estrearam com a nova família de processadores, em especial as memórias DDR5 e o barramento PCI-E 5.0, que promete ser duas vezes mais veloz que o PCI-E 4.0.

Segundo os rumores, a empresa estaria agora se preparando para revelar modelos mais básicos da família Alder Lake, junto às séries H600 de entrada e B600 intermediária de placas-mãe, que trariam alguns cortes para manter o preço mais acessível. Agora, um novo vazamento pode ter apontado para um desses possíveis cortes.

Modelos seletos de placas B660 podem não suportar PCI-E 5.0

Continua após a publicidade

Cortesia do site VideoCardz, o vazamento mostra a foto da etiqueta de uma embalagem de placa Z690. A fonte, um suposto analista de hardware, indica que a ASUS enviou o componente na caixa incorreta, pertencente à ASUS Prime B660-Plus D4, uma das possíveis soluções intermediárias que a fabricante taiwanesa deve oferecer futuramente.

O que chama a atenção é que, de acordo com a etiqueta da embalagem, não haverá suporte ao barramento PCI-E 5.0, apenas ao PCI-E 4.0. O fato é curioso, já que as pistas dedicadas ao novo barramento serão integradas diretamente nas CPUs, mas não chega a ser surpreendente — a implementação da tecnologia deve aumentar de maneira significativo os custos de produção e, consequentemente, de venda, o que acabaria com a proposta de custo-benefício.

Além disso, ainda deve demorar algum tempo até que soluções baseadas em PCI-E 5.0, como SSDs, sejam popularizadas, especialmente se considerarmos que produtos PCI-E 4.0 seguem sendo lançados.

Continua após a publicidade

Placas também devem se limitar ao DDR4 para cortar custos

Outro dos cortes esperados é a ausência de compatibilidade com memórias DDR5, algo já visto em algumas placas Z690 focadas no baixo custo. Assim como o PCI-E 5.0, os novos kits de RAM são significativamente mais caros, em virtude das mudanças profundas feitas na arquitetura das memórias, e podem levar um bom tempo até oferecerem vantagens mais marcantes em desempenho.

Dito isso, listagens de coolers da Noctua também encontradas pelo VideoCardz revelam que alguns modelos de B660 não trazem menção direta às memórias DDR4, sem apresentar o "D4" visto na etiqueta vazada, o que pode sugerir que determinados placas poderão suportar RAM DDR5. Apesar disso, ainda é cedo para confirmar se este é o caso.

Continua após a publicidade

Ao que se sabe, as soluções das linhas B600 e H600 serão oficializadas junto às CPUs Alder Lake-S, mais simples, com alguns modelos desprovidos de arquitetura híbrida. A Intel também pode aproveitar a ocasião para anunciar as variantes mobile da família, já bastante vazadas nas últimas semanas.

Fonte: VideoCardz