Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Core i5 12400F tem review de unidade de testes vazado

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Novembro de 2021 às 14h11

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Oficializada no último dia 27, a família Intel Alder Lake chegou ao mercado nesta semana com os modelos Core i9 12900K, para entusiastas, Core i7 12700K, para máquinas de alto desempenho, e Core i5 12600K, para o segmento intermediário. Durante o evento de lançamento, no entanto, a Intel confirmou que mais modelos devem chegar em breve — a 12ª geração Alder Lake será composta por 60 chips diferentes.

Segundo vazamentos, uma das novidades que ainda deve ser anunciada pela Intel é o Core i5 12400, solução mais básica voltada para o custo-benefício. O componente havia vazado em testes recentemente, mostrando performance bastante elevada para a categoria, mas agora surpreende ao ganhar um review completo do que parece ser uma das unidades de teste.

Core i5 12400F pode ter desempenho de Ryzen 5 5600X custando menos

Continua após a publicidade

Em review da família Alder Lake, o portal francês Le Comptoir du Hardware revelou ter acesso ao Core i5 12400F em uma Engineering Sample (ES), unidade utilizada pelos engenheiros para realizar testes e otimizações. O componente não está finalizado, e pode entregar um pouco mais de performance quando chegar oficialmente às lojas.

De acordo com as informações obtidas pelo portal através de programas como o CPU-Z, o Core i5 12400F é um chip de 6 núcleos e 12 threads — as especificações comprovam que há um segundo tipo de die para a família Alder Lake, desprovido de arquitetura híbrida, possivelmente para tornar os modelos simples mais acessíveis.

A solução tem o Processor Base Power (PBP, métrica que substituiu o TDP) estimado em 65 W, e limitou o Maximum Turbo Power (MTP, consumo máximo que o chip pode atingir) a 117 W assim que foi instalado na placa-mãe. O site não soube dizer, no entanto, se este será o MTP do produto final, ou se esta é apenas uma limitação da ES. Além disso, não há como travar o MTP para uso por tempo indefinido por aqui, já que a função é exclusiva da série K de processadores.

Continua após a publicidade

Em frequências, o suposto Core i5 12400F apresentou clock base de 800 MHz, com boost de 4,4 GHz em um único núcleo, e de 4 GHz em todos os núcleos. Após o "Tau", tempo definido pela Intel para que uma CPU atinja clocks mais altos em tarefas pesadas, as velocidades de todos os núcleos despencam para 3,4 GHz. Mais uma vez, não foi possível confirmar se estes serão os clocks da versão final.

Os testes foram realizados em uma bancada com Windows 11, placa de vídeo AMD Radeon RX 6900 XT e memória DDR5, de especificações não confirmadas, reforçando que o chip é extremamente competitivo com o Ryzen 5 5600X. Abaixo estão alguns testes em jogos como Hitman 3, Far Cry 6 e Microsoft Flight Simulator, além de testes em benchmarks como CPU-Z e Cinebench R23.

Continua após a publicidade

Em resumo, a solução da Intel entrega desempenho similar ao do concorrente direto da AMD, perdendo por cerca de 2% em alguns cenários, e vencendo por algo próximo dos 1% em outros. Vale lembrar que, até o lançamento, o Core i5 12400 ainda deve ganhar mais performance, através de otimizações.

Resta saber se o preço será competitivo, o que pode ser o caso se a companhia mantiver os valores próximos do visto com o Core i5 11400. Para mais números e informações, você pode conferir a análise completa neste link.

Novidade chega em janeiro com restante da linha Alder Lake

Como sugerem os rumores, o Core i5 12400, junto aos outros modelos da série S sem overclocking e das soluções voltadas para os notebooks, devem ser oficializadas já em janeiro, possivelmente em evento marcado para o período da CES 2022. Assim como as CPUs recém-lançadas, os próximos chips contarão com suporte a memórias DDR4 e DDR5, barramento PCI-E 5.0 e as novidades oferecidas pelos novos chipsets da família 600.

Continua após a publicidade

Como confirmou a Intel, a ideia do lançamento separado, dando mais ênfase inicialmente às plataformas entusiastas, foi destacar as principais novidades que a 12ª geração traz, incluindo a arquitetura híbrida e as memórias DDR5.

Fonte: VideoCardz