Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel pode dividir CPUs Meteor Lake em classes de 28W e 45W

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Novembro de 2023 às 10h45

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

Faltando poucas semanas para a revelação completa do portfólio de CPUs Meteor Lake, a Intel pode ter alterado seus planos mais uma vez. Segundo o famoso informante Golden Pig Upgrade (traduzido por HXL no X), o time azul não irá mais lançar a série Core-P e seguirá com uma divisão de 28W e 45W para os processadores.

A nomenclatura dos Meteor Lake não é a forma mais fácil para memorizar os nomes das CPUs. Agora, a expectativa é que os Core Ultra 5 e Core Ultra 7 sejam modelos de apenas 28W, enquanto a família Core Ultra 9 seja a única a ter 45W. Antes, havia a ideia de que alguns modelos seriam chamados de Core Ultra 100P, com TDP (Thermal Design Power) padrão de 28W.

Para os Core Ultra 5, essa mudança pode até fazer bastante sentido devido ao seu caráter intermediário. No entanto, os Core Ultra 7 devem causar certa confusão, visto que compartilham os mesmos 16 núcleos e 22 threads dos Core Ultra 9. O que diferencia essas famílias é a frequência mais elevada dos topo de linha, como observado nos 5,1 Ghz em boost do Core Ultra 9 185H.

Continua após a publicidade

Meteor Lake de baixa tensão pode estar a caminho

Alguns rumores ainda sugerem que a Intel pode lançar uma linha de baixa tensão para os Meteor Lake, evidenciada pelo sufixo "U", já muito utilizado em outros produtos. Esses modelos devem ter TDP médio entre 9W e 15W, com foco em notebooks mais finos e leves, sem consumo energético elevado.

Por outro lado, a versão premium de 45W deve equipar máquinas parrudas, como laptops voltados para profissionais e notebooks gamer com placas dedicadas. Todavia, vale salientar que a geração Meteor Lake não parece focar tanto em performance bruta, mas sim em menos gasto de energia, como visto em benchmarks vazados recentemente.

Continua após a publicidade

O Core Ultra 5, por sua vez, pode estar em notebooks intermediários e até mesmo alguns modelos mais avançados, sendo um misto entre desempenho e portabilidade. O mesmo deve acontecer com o Core Ultra 7, que deve ter um pouco mais de margem para enfrentar aplicações complexas.

Os Meteor Lake serão oficialmente revelados no dia 14 de dezembro em um evento de inteligência artificial realizado pela Intel.