Publicidade

Intel fará evento para revelar CPUs Meteor Lake e Emerald Rapids

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Novembro de 2023 às 19h05

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

A Intel anunciou o evento AI Everywhere, que servirá de palco de apresentação dos processadores Meteor Lake e Emerald Rapids no dia 14 de dezembro. A companhia já havia anunciado essas gerações formalmente, mas ainda não revelou especificações técnicas ou os nomes das SKUs.

Focada em inteligência artificial, a apresentação vai dar ênfase para os novos tipos de tecnologias relacionadas que chegam com esses produtos. A linha Meteor Lake, por exemplo, é a primeira geração de processadores para usuários domésticos da empresa a ser integrada com uma NPU (Unidade de Processamento Neural) para acelerar demandas de trabalho com IA.

Além disso, as CPUs utilizam um novo sistema de arquitetura desagregada com tiles empilhados através da tecnologia Foveros. Essa novidade, somada à litografia de 7 nanômetros, deve trazer mais eficiência energética aos produtos. Vale notar que a nomenclatura para esses processadores vai mudar, já que o sufixo “i” das gerações anteriores foi removido, passando a serem chamados de Core Ultra 100, por exemplo.

Continua após a publicidade

Novo evento deve revelar preços e ficha técnica

Já para os Emerald Rapids, a Intel deve preparar os novos processadores Xeon com cache turbinado, chegando a até 320 MB nos modelos topo de linha. Ademais, as CPUs podem ser compatíveis com configurações de memória RAM DDR5 em até oito canais com velocidade máxima nativa de 5.600 MT/s.

O evento não deve ter as mesmas proporções do Intel Innovation, apresentado em setembro, e terá foco principal em revelar mais informações sobre as capacidades dos Meteor Lake e Emerald Rapids em casos de uso com IA. É provável que vejamos uma lista completa com todos os produtos disponíveis, bem como o preço oficial.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O Intel AI Everywhere acontece às 12h00 do dia 14 de dezembro. A conferência será apresentada pelo CEO da companhia, Pat Gelsinger, que já revelou em diversas oportunidades que pretende "colocar IA em todos os produtos da Intel no futuro".