Publicidade

Intel planeja aumentar preço dos processadores, sugere rumor

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Thufeil M/Unplash
Thufeil M/Unplash
Tudo sobre Intel

De acordo com informações obtidas pelo site alemão PCGamesHardware, a Intel está planejando aumentar os preços de diversas linhas de seus processadores. A companhia já teria enviado um comunicado para diversas lojas na Alemanha, mas não detalhou quanto do valor atual seria alterado.

Fontes do site sugerem que a nota da empresa solicitava o aumento nos preços das CPUs de 12ª até a futura 14ª geração Raptor Lake Refresh, que deve ser lançada ainda no fim de 2023. Além disso, os modelos de notebooks da série Meteor Lake, esperados para os próximos meses, também devem sofrer reajuste.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esta não é a primeira vez que a fabricante realiza um movimento como este. Em 2022 houve um aumento que chegou a até 20% em certas unidades. A Intel, no entanto, ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Qual o motivo para o aumento de preços?

Embora as razões concretas para o aumento de preços não seja conhecida, o site relaciona o movimento com a construção de uma nova fábrica da Intel na Alemanha. O projeto deve ficar totalmente operacional apenas em 2025, na cidade de Magdeburg, e teria tecnologia para produzir chips com a litografia 18A, graças à utilização de luzes ultravioleta extremas no processo.

A construção da fábrica faz parte de um acordo da União Europeia para investir mais no desenvolvimento de semicondutores no velho continente. Antes, a Intel investiria apenas 17 bilhões de euros no complexo, mas o valor passou para 33 bilhões de euros em junho, já que o governo alemão aceitou subsidiar uma fatia maior da operação.

É esperado que a fábrica gere 7 mil empregos diretos e indiretos na região. Todavia, os gastos gigantescos em investimentos como esse podem ter levado a Intel a aumentar os preços das CPUs somente em território alemão. Ainda não há informações de outros países que receberam o comunicado da empresa.

Fonte: PCGamesHardware