SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Gigabyte lança placa-mãe Z790 X para CPUs Intel de 14ª geração

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Agosto de 2023 às 20h10

Link copiado!

Intel
Intel

Nesta terça-feira (29), a Gigabyte lançou as novas placas-mãe Aorus Z790 X topo de linha com suporte aos processadores Intel de 14ª geração. Além da compatibilidade nativa com as CPUs, os novos modelos oferecem melhorias de projeto térmico, novo perfil XMP de overclock de memórias DDR5 e suporte a Wi-Fi 7.

As novas placas não introduzem um novo chipset, apenas atualizam o Z790 lançado para as CPUs Raptor Lake de 2022. Isso ocorre porque a próxima geração da Intel ainda utiliza o socket LGA-1700, possibilitando o lançamento de produtos compatíveis bem antes do lançamento dos novos processadores.

Mais desempenho e eficiência

Continua após a publicidade

Um dos primeiros destaques das novas placas é atualização do sistema de overclock das memórias DDR5. Com o Auto Booster, é possível levar as taxas de transferência nativas de 5600 MT/s para 6000 MT/s com apenas um click. Além disso, o novo perfil DDR5 XMP 3.0 suporta overclocks agressivos para até 8266 MT/s em memórias compatíveis.

A maioria dos modelos traz suporte a Wi-Fi 7 (802.11be) e frequências de 6GHz. O novo padrão está previsto para chegar ao mercado apenas em 2024, mas, teoricamente, consegue entregar velocidades de até 46 Gbps em redes domésticas.

Uma novidade mais voltada para a qualidade de vida é o slot M.2 com sistema EZ-Latch Click. Ele permite a instalação de SSDs NVMe M.2 sem a utilização de parafusos, simplificando o processo de montagem e evitando estresse do componente por excesso de força durante a fixação.

Continua após a publicidade

Até o momento a Gigabyte já confirmou as placas Aorus Xtreme X, Master X, Pro X e Elite X com três variações. Nesta última série apenas o modelo Elite X WIFI7 é compatível com o novo padrão de rede, porém ele abre mão do overclock de memórias até 8266 MT/s.