Publicidade

Intel estaria recorrendo à TSMC para fabricar CPUs Arrow Lake

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Robert Noyce, Intel
Reprodução/Robert Noyce, Intel
Tudo sobre Intel

Fontes do portal de notícias taiwanês CTEE afirmam que a Intel tem buscado tercerizar mais a produção dos processadores "Arrow Lake" (Core Ultra 200) para a TSMC. Essa movimentação estaria acontecendo porque a empresa liderada por Pat Gelsinger estaria enfrentando problemas com suas próprias fábricas.

O que a fabricante de processadores busca é o processo de fabricação de 3 nm da gigante de semicondutores de Taiwan. Essa seria a saída do Time Azul para bater de frente contra a rival AMD, que segue crescendo em diferentes segmentos, além da NVIDIA, que domina o mercado de IA e placas de vídeo.

Intel e o dilema com a TSMC

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa informação não oficial vai de encontro com uma fala recente do CEO da Intel, que disse que a intenção da empresa seria se distanciar cada vez mais da TSMC, focando em fabricação interna para as próximas gerações Panther e Nova Lake.

Na ocasião, Gelsinger afirmou que alguns tiles do processador são feitos por fabricantes terceiras como a TSMC. Com a família Panther Lake, por exemplo, "mais de 70% da área de silício é interna", ou seja, fabricada pela própria Intel.

A recente crise que o Time Azul tem vivido afetou também suas fábricas, entre outros segmentos, como o de processadores para o consumidor, que é um dos maiores, resultando em queda de 6% na receita da empresa no terceiro trimestre e prejuízo de US$ 3,3 bilhões.

A situação complicada, que começou com os problemas das CPUs Raptor Lake, gerou uma cadeia de outros agravantes, ocasionando a desvalorização das ações da Intel e despertando a atenção de gigantes da tecnologia para uma possível aquisição, como a Qualcomm, Samsung e Apple.

Leia mais:

Fonte: CTEE