Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel divulga 1º teaser de novo Thunderbolt com velocidade de 80 Gbps

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Outubro de 2022 às 10h24

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Confirmando rumores, a Intel divulgou nesta quarta-feira (19) o primeiro teaser da "próxima geração da porta Thunderbolt", a conexão de alta velocidade da companhia, que agora dobra a taxa de transferência da antecessora para atingir os 80 Gbps. A novidade, que pode acabar sendo chamada de "Thunderbolt 5" caso a gigante mantenha a nomenclatura estabelecida até o momento, é baseada no recém-anunciado USB 4 Version 2.0, mas possui algumas vantagens significativas.

Assim como as antecessoras, a nova geração da porta Thunderbolt utilizará conexão USB-C e manterá a retrocompatibilidade com as versões anteriores, possibilitando que periféricos antigos atinjam capacidade máxima com o conector estreante. No entanto, há melhorias significativas nas especificações, a começar pela velocidade de transferência, que atinge os 80 Gbps bi-direcionais (tanto no sinal que vai do PC para o dispositivo conectado, quanto do dispositivo para o PC).

Continua após a publicidade

Para isso, 4 pistas de comunicação serão utilizadas, cada uma com 40 Gbps, em uma configuração simétrica identificada como 2 Tx + 2 Rx, em que duas pistas enviam dados e as outras duas recebem. É importante destacar como cada uma das pistas já possui a taxa máxima utilizada pelo Thunderbolt 4, característica impressionante que dará maior flexibilidade aos usuários, fabricantes e desenvolvedores.

Uma das configurações mais interessantes confirmadas pela Intel, que até então estava presente apenas nos rumores, é a 3 Tx + 1 Rx, com 3 pistas sendo utilizadas para envio de dados e apenas 1 dedicada ao recebimento. Com isso, em um exemplo, um laptop pode transmitir taxas de 120 Gbps para periféricos como monitores externos, mantendo uma pista de recebimento de dados de 40 Gbps — a velocidade do Thunderbolt 4, o que teoricamente não geraria prejuízos.

Outros aspectos garantidos pelo novo Thunderbolt incluem o suporte ao protocolo de vídeo DisplayPort 2.1 — cuja velocidade permite a exibição de vídeo em até 8K a 120 FPS —, a um novo protocolo do barramento PCIe duas vezes mais veloz (possivelmente o PCIe 4.0) e a cabos de até 1 metro, graças a um processamento de sinal aprimorado ainda não especificado, mas que pode envolver a tecnologia PAM4, em que um bit adicional de informação é enviado.

Continua após a publicidade

Vale destacar como as especificações da conexão da Intel são basicamente as mesmas do USB 4 Version 2.0, mas há uma diferença importante: para receber a certificação Thunderbolt, uma porta precisa obrigatoriamente atender a todas essas configurações. O USB 4, por sua vez, não possui regras tão estritas, permitindo que conectores com velocidades mais baixas também sejam cobertos pelo protocolo.

Isso faz toda a diferença para entusiastas, e especialmente para os profissionais, que requerem o máximo que a conexão tem a oferecer dependendo dos recursos que utilizam para trabalhar. A Intel ainda não informou uma data para disponibilizar "a próxima geração do Thunderbolt", mas revelou que trará mais informações em 2023, sendo bastante provável que novas informações sejam divulgadas durante a CES, em janeiro.

Fonte: Intel, USB-IF