Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Core i3 de 13ª geração vaza em primeiro teste

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Outubro de 2022 às 12h45

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

O inédito Intel Core i3 13100 foi encontrado no banco de dados do CPU-Z, popular programa de identificação e testes de CPU. Sucessor de um dos chips tidos como melhor custo-benefício atualmente, a novidade aparenta ainda estar em fase de testes, e indica que, nesse segmento de preço, não devemos ver uma evolução tão grande como no restante da família.

O registro menciona explicitamente o Core i3 13100, e revela que o processador embarca 4 núcleos e 8 threads — mesma contagem implementada no i3 12100. Os clocks também não empolgam, estando estabelecidos em 3,4 GHz, número apenas 100 MHz maior em comparação à geração passada. É importante destacar que melhorias podem ser implementadas na frequência até o lançamento, como já ocorreu em outros processadores.

Continua após a publicidade

A característica que mais chama atenção, e que também menos empolga, é a capacidade de cache. O componente parece embarcar 5 MB de L2 e 12 MB de L3, mesmos números apresentados pelo Core i3 12100. O ponto reforça rumores de que a Intel deve manter dois dies diferentes na 13ª geração: um Raptor Lake com melhorias de IPC, contagem de núcleos e cache para os chips mais poderosos, e um Alder Lake levemente aprimorado para as soluções de entrada.

Diante disso, é possível que a companhia tente compensar essa estratégia com clocks finais mais altos, recursos adicionais como mais conexões no chipset ou mesmo um preço mais competitivo. De toda forma, ainda é cedo para saber o que a gigante realmente planeja.

Core i3 13100 deve ser apresentado em janeiro

Anunciada no final de setembro, a 13ª geração Raptor Lake estreou prometendo melhorias notáveis em desempenho por núcleo, performance multi-core e eficiência, graças à combinação de um novo núcleo P-Core — o Raptor Cove — com maior quantidade de núcleos E-Core de alta eficiência e maior capacidade de cache. A Intel promete 15% de ganhos em IPC, e melhorias de 41% em processamento com todos os núcleos.

Continua após a publicidade

A gigante confirmou ainda que mais de 50 chips serão lançados nos próximos meses, e espera-se que o Core i3 13100 esteja entre eles. Dito isso, ainda deve demorar um pouco para vermos os modelos mais básicos estrearem.

As primeiras soluções da família, as CPUs premium desbloqueadas com final K, começam a ser vendidas globalmente (inclusive no Brasil) em 20 de outubro. Caso siga a estratégia da 12ª geração, a Intel deve revelar processadores mais acessíveis como o Core i3 apenas no início do ano que vem, possivelmente durante a CES 2023, em janeiro.

Fonte: WCCFTech