O que é Turbo Boost e Turbo Core?

Quase todos os processadores modernos possuem tecnologias embutidas que aumentam automaticamente a frequência de operação do processador (ou seja, realizam um overclock). Embora as duas maiores empresas que os fabricam, Intel e AMD, deem nomes diferentes para essa tecnologia, Turbo Boost e Turbo Core, respectivamente, eles funcionam da mesma maneira e alcançam resultados semelhantes. Hoje o Canaltech explica como esses recursos funcionam e como eles aumentam o desempenho do computador.

Logo AMD

A maioria dos usuários que adquire processadores com Turbo Boost ou Turbo Core acreditam que eles apenas aumentam a frequência dos núcleos ativos quando uma aplicação exige, mas não é só isso que essas tecnologias fazem. Alguns programas são otimizados para utilizar uma certa quantidade de núcleos, independentemente de quantos o usuário tem disponível.

Logo Intel

Por exemplo, se um software foi desenvolvido para utilizar apenas dois núcleos ele usará somente dois, não importando se o processador possui quatro, seis ou oito núcleos. Nesses casos, ligar o modo turbo oferece apenas uma fração do aumento de desempenho esperado, certo? Por isso a Intel e AMD implementaram uma forma de aproveitar melhor a exigência de processamento desses aplicativos.

No caso acima, o que vale mais: quatro núcleos trabalhando a 2,26 GHz ou apenas dois rodando a 3.07 GHz? O último caso, pois apenas dois núcleos serão utilizados de qualquer maneira, então desligar dois núcleos e aumentar o clock dos dois que estão trabalhando compensa mais do que ter um quad-core com capacidade de processamento menor.

O grande trunfo dessas tecnologias é que essa "escolha" é feita de forma dinâmica pelos processadores, não necessitando da intervenção do usuário. Para vermos um exemplo prático, confira a tabela abaixo com as frequências de operação do Intel Core i7-920XM, um modelo voltado para notebooks com um clock padrão de 2 GHz.

Número de núcleos ativos Número de multiplicadores
adicionais ao clock base
Clock Final
Cálculo
3 ou 4 2 2.26 GHz 2000+(2×133) = 2000+266 = 2266
2 8 3.06 GHz 2000+(8×133) = 2000+1066 = 3067
1 9 3.20 GHz 2000+(9×133) = 2000+1199 = 3200

Alguns usuários podem se preocupar com o aquecimento do processador, afinal não pode exceder a TDP máxima que o sistema é capaz de aguentar, e aqui vem as boas notícias. Ele só entra em ação quando o sistema de resfriamento do computador permite, não gerando mais calor do que é capaz de dissipar. Quanto melhor refrigerado os componentes estiverem, mais vezes o Turbo Boost e o Turbo Core entrarão em ação.

Já notou algum ganho de desempenho no seu processador, graças a essa tecnologia?

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.