Publicidade

Intel Core i7 1260P volta a vazar com desempenho similar ao Core i9 11900

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Novembro de 2021 às 18h51

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Com parte da família dos chips de 12ª geração Alder Lake já lançados nos desktops, as atenções estão voltadas agora para as variantes destinadas aos laptops, e aos benefícios que a arquitetura híbrida da Intel deve proporcionar aos aparelhos, tão dependentes de baixo consumo. Ainda que não tenham uma data de lançamento definida, os processadores mobile já começaram a vazar com frequência, e protagonizam rumores que indicam uma janela de estreia próxima.

Dias após surgir em registros com números pouco empolgantes, o Intel Core i7 1260P, um dos possíveis modelos de CPU para notebooks da empresa, voltou a aparecer no banco de dados do Geekbench 5, em um aparelho ainda desconhecido da Lenovo. Desta vez, o componente impressiona pela performance e, assim como o também aguardado Core i7 12700H, é capaz de encarar algumas das soluções mais potentes para desktop.

Intel Core i7 1260P vaza com desempenho similar ao Core i9 11900

Continua após a publicidade

O teste em questão foi encontrado pelo perfil do Twitter @BenchLeaks, já responsável pela localização de alguns dos testes da família Alder Lake, e mostra o Core i7 1260P em uma possível configuração finalizada. O registro indica que o chip é equipado com 12 núcleos e 16 threads, sendo 4 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading e 8 E-Cores de baixo consumo, com clock base de 2,5 GHz e boost de 4,6 GHz, junto a 18 MB de cache L3 e 16 GB de memória, possivelmente DDR5.

Nessas condições, o componente foi capaz de marcar 1.721 pontos em single-core, e 9.697 pontos em multi-core, números muito impressionantes quando consideramos que a CPU deve ser destinada a ultrabooks. Em comparação, o Intel Core i9 11900H, um dos processadores mais avançados da geração anterior, atinge apenas 1.599 pontos em single-core, e 9.436 pontos em multi-core, teoricamente consumindo o dobro de energia.

Com esse nível de desempenho, o Core i7 1260P consegue até mesmo rivalizar com soluções para desktop, entregando performance próxima do topo de linha Core i9 11900, que apresenta 1.831 pontos em single-core, e 9.674 pontos em multi-core. Outro ponto importante indicado pelo teste é a evolução em comparação ao primeiro resultado vazado, que mostrava desempenho inferior a um Core i7 1165G7, reforçando que os números da época pertenciam a uma unidade de testes.

Continua após a publicidade

Linha Alder Lake-P promete agitar mercado de notebooks

Vale lembrar que este não é o único resultado empolgante de um dos possíveis chips para notebooks da 12ª geração da Intel — o Core i7 12700H, destinado a notebooks gamer e profissionais de alta potência, teve resultados no Cinebench vazados. Com consumo maior, a solução ofereceu resultados ainda mais impressionantes, dizimando todos os processadores para notebook disponíveis atualmente, e encarando modelos robustos para desktop, como o Ryzen 7 5800X.

Reforçando a veracidade dos testes vazados, a Intel confirmou que já começou a enviar os chips da família Alder Lake-P para fabricantes de laptops, para que as companhias comecem a implementar e realizar os ajustes finais dos novos notebooks. A fase sugere que o lançamento está próximo, e dá novo fôlego a rumores de que o restante dos processadores de 12ª geração chegará ao mercado já em janeiro, durante a CES 2022.

Continua após a publicidade

Fonte: Benchleaks, NotebookCheck, CPU Monkey