Publicidade

Intel Core i5-14400F desaponta em testes vazados

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Novembro de 2023 às 13h10

Link copiado!

Andrey Matveev/Unplash
Andrey Matveev/Unplash
Tudo sobre Intel

A Intel deve revelar o restante do portfólio de processadores Intel Raptor Lake Refresh em um futuro próximo. Prova disso é que um novo vazamento mostra que o Intel Core i5-14400F será uma realidade em breve. Segundo uma publicação do informante wxnod em sua conta no X (antigo Twitter), o vindouro processador chegará com configurações quase que idênticas aos de seu antecessor.

Capturas de tela do CPU-Z sugerem que a CPU vai manter a contagem de núcleos híbridos para essa família. Ao total, devem ser 10 núcleos, aos quais 6 são de Performance e 4 são de Eficiência, além das 16 threads. A mudança mais significativa está relacionada com a frequência em boost de 4,7 Ghz, gerando um aumento muito sutil de apenas 100 Mhz em comparação com o Intel Core i5-13400F da geração passada.

As similaridades não param por aí. A quantidade de cache L3 está condicionada aos mesmos 20 MB para os dois processadores. O TDP (Thermal Design Power) também se mantém em 65W, mas esse é o ponto mais normal do comparativo, visto que a família dos Core i5 com final 400F têm o baixo consumo energético como um diferencial positivo.

Continua após a publicidade

As imagens ainda mostram benchmarks sintéticos do software, com uma pontuação de 765,5 pontos em single-core e 6.730 pontos em multi-core. O resultado deixa o 14400F entre 2% a 5% à frente do seu irmão menor, basicamente empatando na margem de erro.

Nova geração é muito parecida com a anterior

Continua após a publicidade

As muitas similaridades entre o Core i5-14400F e o Core i5-13400F já eram esperadas. A 14ª geração de processadores da Intel trouxe poucas inovações e diferenciais, mantendo apenas características como o aumento médio de 200 Mhz no clock e tecnologias como o APO, que aumenta o desempenho em certos games.

Como o nome sugere, o novo processador carrega o sufixo F, que designa um produto sem placa de vídeo integrada. Por conta disso, o preço desse modelo deve ser um pouco mais baixo do que a versão com vídeo integrado, também esperada para ser anunciada em breve.

Por falar em anúncio, ainda há um pouco de mistério a respeito de quando o restante da linha Raptor Lake Refresh será revelada. A aposta principal fica com a CES 2024, logo nos primeiros dias de janeiro, assim como aconteceu na última geração.

Continua após a publicidade

🛒Compre o Intel Core i5-13400F com o melhor preço na Kabum!

🛒Compre o Intel Core i5-12400 em oferta na Kabum!