Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel confirma CPUs Panther Lake e Xeon 7 de 1,8nm para 2025

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Abril de 2024 às 10h39

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

Em reunião com investidores, a Intel confirmou que os processadores Arrow Lake e Lunar Lake, feitos em litografia de 2 nm, chegam, de fato, no final de 2024. Já os novos Xeon 7, para servidores, e Panther Lake, terceira geração dos Core Ultra, terão sua produção iniciada no primeiro semestre de 2025 em processo Intel 18A de 1,8 nm, com lançamento previsto para a metade de 2025.

Segundo Pat Gelsinger, CEO da Intel, os kits de desenvolvimento 1.0 para o Intel 18A serão lançados ainda neste segundo trimestre de 2024, preparando as fundições para produção em massa no próximo ano. Além disso, a expectativa da empresa é que as vendas da atual geração de produtos com a nova linha Intel Core Ultra dobre nos próximos meses, antes da chegada dos Arrow Lake (Core Ultra 200) e Lunar Lake (Core Ultra 200V), ambos de 2⁠ª geração.

“[O] Intel 20A, que irá ajudar a pavimentar o caminho para o 18A terá um aumento de produção na segunda metade do ano com [os chips] Arrow Lake. Nós esperamos lançar os kits de desenvolvimento 1.0 para o Intel 18A neste trimestre. Além disso, nossos produtos topo de linha Clearwater Forest [Xeon 7] e Panther Lake [Core Ultra 300) já estão nas fundições, e esperamos iniciar a produção em massa no ínicio de 2025 com lançamento para a metade do ano.”, afirmou Pat Gelsinger.
Continua após a publicidade

Avançando para 1,4nm

A Intel está introduzindo a nova arquitetura de transistores RibbonFET e de alimentação através do silício, PowerVia, no processo Intel 20A de 2 nm. As novas tecnologias têm potencial para acelerar a miniaturização de componentes ainda mais.

Tanto que a empresa reforçou sua estratégia de lançar 5 nódulos de silício em 4 anos, confirmando o processo Intel 14A logo após o 18A, mas já utilizando os equipamentos de microlitografia EUV High-NA (lentes de alta abertura numérica) recém-adquiridos.