Publicidade

Intel Arctic Sound-M é GPU para data center com foco em streaming e IA

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Fevereiro de 2022 às 08h00

Link copiado!

Intel/YouTube
Intel/YouTube
Tudo sobre Intel

Entre os diversos anúncios que realizou na última semana, a Intel oficializou a Arctic Sound-M, primeira GPU de nova geração da empresa para data centers. A novidade chama a atenção não apenas pela promessa de desempenho avançado e recursos únicos, como também pelo hardware que a compõe, vindo diretamente da família de placas de vídeo gamer Arc.

Intel Arctic Sound-M é GPU para streaming e IA

A Intel apresentou poucos detalhes técnicos sobre a Arctic Sound-M, focando na construção e nos objetivos da placa de vídeo. Segundo a companhia, o lançamento busca oferecer performance líder em transcoding, o processo de conversão de vídeos de um codec para outro, além de densidade de streaming de mídia e cloud gaming.

Continua após a publicidade

Seu nome ressuscita a família Arctic Sound para data center, que utilizaria a microarquitetura Xe-HP, cancelada em novembro passado por apresentar muitas semelhanças com a microarquitetura Xe-HPG, focada em games e utilizada pela família de placas de vídeo Arc Alchemist.

Dito isso, o vídeo de apresentação indica que a Arctic Sound-M será equipada com o chip DG2-512, GPU mais robusta da família que também estará presente na Arc topo de linha, e aparenta contar com 16 GB de memória. Seu formato compacto com refrigeração passiva é ideal para servidores, e traz construção encorpada com case em metal e heatsink extenso para dissipação de calor.

Novidade é primeira GPU com codificação AV1

Continua após a publicidade

O maior destaque da Arctic Sound-M é a presença de um codificador de vídeos em AV1 baseado em hardware, recurso inédito em uma GPU. Tendência para serviços de streaming, o AV1 é um codec que promete aprimorar a largura de banda em até 30% por oferecer maior eficiência que os codecs utilizados atualmente. Outro benefício da solução é sua natureza aberta, que elimina a necessidade do pagamento de royalties.

O mais interessante é que essa característica sugere a presença do mesmo recurso na linha gamer da Intel, ao menos em hardware, mas ainda não se sabe se a funcionalidade estará ativada no silício equipado na família Arc, ou se será uma exclusividade dos modelos para data center.

A performance é mais um ponto forte da novidade: a gigante de Santa Clara promete suporte a até 8 streamings simultâneos de vídeo em 4K, mais de 30 em resolução Full HD, mais de 60 funções disponíveis para virtualização e mais de 30 streamings simultâneos de games para Android em HD a 30 FPS.

Continua após a publicidade

Em Inteligência Artificial, com algoritmos INT8, a placa entregaria 150 Trilhões de Operações Por Segundo (TOPS), cerca de 4 vezes mais que a Nvidia A2, solução mais modesta da Nvidia que atua no mesmo segmento. A Intel Arctic Sound-M já está sendo enviada para fabricantes e deve começar a ser vendida no meio do ano, mesmo período em que a linha Arc para desktops deve chegar ao mercado.

Fonte: AnandTech, VideoCardz