Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel anuncia Xeon Sierra Forest de 288 núcleos ainda para 2024

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Setembro de 2023 às 16h11

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Um dos destaques do primeiro dia do Intel Innovation 2023 foi o anúncio do Intel Xeon de 6ª geração com dois chips Sierra Forest totalizando 288 núcleos, que chega em 2024. Além disso, o CEO da companhia, Pat Gelsinger, também confirmou que os Intel Emerald Rapids de 5ª geração serão lançados em 14 de dezembro.

Segundo Gelsinger, mirando na escalabilidade, os novos Intel Xeon irão combinar “melhorias de desempenho e memórias mais rápidas, enquanto mantêm o mesmo consumo de energia de gerações anteriores”.

“A equipe [dos] Xeon aceitou o desafio e pretende entregar um SKU Sierra Forest com impressionantes 288 núcleos-E. 2024 está caminhando para ser um ano muito bom para os clientes dos Intel Xeon”
Continua após a publicidade

De olho no futuro da IA

O principal diferencial dos Intel Xeon Sierra Forest é que eles utilizam dies com empacotamento avançado, combinando dois chips com 144 núcleos-E cada. Com foco em desempenho com baixo custo de operação e energético, eles totalizam 288 núcleos e 288 threads, sem alterar o projeto térmico.

A Intel também apresentou o seu mapa de lançamentos, revelando as próximas gerações após os Sierra Forest, com os Granite Rapids e Clearwater Forest. A previsão é que os Granite Rapids sejam lançados em 2025, os Clearwater Forest em 2026 e todos compartilhem os mesmos sockets LGA 4710 e LGA 7529 da 6ª geração.

Uma curiosidade mencionada por alto é que o sistema de empacotamento avançado será crucial para os planos da Intel para servidores de IA.

Sem trazer muitos detalhes, Gelsinger afirmou que futuras gerações de chips Intel para Inteligência Artificial vão combinar as CPUs Intel Xeon com GPUs proprietárias em um superchip. Isso resultaria em uma solução integrada capaz de otimizar automaticamente o desempenho de CPU e GPU em cargadas de trabalho LLM e GPT.