Publicidade

Intel anuncia aposentadoria do CEO Pat Gelsinger; ações da empresa sobem

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

Em comunicado oficial, a Intel anunciou nesta segunda-feira (2) que o CEO Pat Gelsinger está se aposentando, deixando o cargo no domingo (1) e se afastando do conselho da empresa. Em seu lugar, David Zinsner e Michelle Johnston Holthaus entram como co-CEOs enquanto a posição é devidamente preenchida.

O conselho da companhia formou um comitê para encontrar o sucessor permanente do agora ex-CEO, Pat Gelsiner. Sobre sua saída, ele disse:

"Liderar a Intel tem sido a honra de minha vida - este grupo de pessoas está entre os melhores e mais brilhantes do mercado, e tenho a honra de chamar cada um deles de colega. O dia de hoje é, obviamente, amargo, pois esta empresa foi minha vida durante a maior parte de minha carreira profissional. Posso olhar para trás com orgulho de tudo o que realizamos juntos. Foi um ano desafiador para todos nós, pois tomamos decisões difíceis, mas necessárias, para posicionar a Intel na dinâmica atual do mercado. Sou eternamente grato pelos muitos colegas de todo o mundo com quem trabalhei como parte da família Intel."
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mudanças no quadro do conselho da Intel

Frank Yeary, um dos membros do conselho, será o chefe interino da diretoria. Sobre a mudança, ele disse:

"Em nome do conselho, quero agradecer ao Pat por seus muitos anos de serviço e dedicação à Intel em uma longa carreira de liderança em tecnologia. Pat passou seus anos de formação na Intel, depois retornou em um momento crítico para a empresa em 2021. Como líder, Pat ajudou a lançar e revitalizar a fabricação de processos, investindo na fabricação de semicondutores de última geração, enquanto trabalhava incansavelmente para impulsionar a inovação em toda a empresa."

Ele afirma ainda que Michelle Johnston foi promovida para CEO da divisão Intel Products, além de atuar com David Zinsner como co-CEO até encontrarem o sucessor de Pat Gelsinger.

A importante mudança no quadro de executivos da Intel vem depois de uma crise recente instaurada por problemas com processadores, queda nas vendas, dificuldades na implantação de novas fábricas de semicondutores, entre outros fatores. Um dos benefícios dessa mudança, por outro lado, foi a valorização de cerca de 5% nas ações do Time Azul na manhã desta segunda-feira.

Veja mais do CTUP: