Nintendo mira no Reddit para acabar com a pirataria de jogos
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |
A Nintendo quer desestruturar toda a organização de distribuição de jogos piratas, com o novo alvo de sua vigilância sendo o Reddit e outras plataformas. O subreddit “r/SwitchPirates”, moderada por James “Archbox” Williams, recebeu o famoso “processinho” da companhia e terá de responder judicialmente.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 6 games novos para jogar em dezembro de 2024
- Nintendo Switch 2 pode ser anunciado em janeiro; lançamento seria em março
A acusação é de infringir os direitos autorais e administrar lojas de jogos piratas dentro da rede. De acordo com o documento, Williams possui várias contas e colabora com terceiros para vender cópias piratas de seus games.
Como o réu não compareceu à convocação, uma sentença será atribuída a ele através do julgamento. O caso foi aberto pela Nintendo of America e o processo está sendo analisado pelas autoridades jurídicas dos Estados Unidos.
A Nintendo está atrás de seus dados
O que a Nintendo busca agora são dados dos usuários de plataformas como Reddit, Google, Discord e GoDaddy para identificar indivíduos que estejam envolvidos com o comércio ilegal de seus jogos, permitindo que tomem ações legais contra eles.
É pouco provável que as plataformas cedam essas informações, possivelmente baseadas nos direitos constitucionais de resguardar os dados dos usuários.
Neste aspecto, há duas vertentes: a Nintendo deixar isso de lado e encontrar outra forma de acionar judicialmente seus alvos ou entrar na Justiça contra as plataformas. Essa segunda hipótese torna as coisas mais turvas, já que se a companhia prevalecer, o caso abriria precedentes e atribuiria responsabilidade de seus responsáveis pelo conteúdo publicado na plataforma.
Processos da Nintendo
Há algum tempo a Nintendo está se movimentando de forma mais implacável contra a distribuição de conteúdo pirata. Recentemente eles fecharam emuladores de Nintendo Switch como o Ryujinx e o Yuzu, assim como diversas páginas que permitiam o download de ROMs e mods.
A última movimentação da companhia para impedir o avanço dos arquivos foi um processo de US$ 7,5 milhões contra o streamer “EveryGameGuru” - acusado de promover jogos piratas e usar emuladores de Switch em suas transmissões.
Leia outras matérias do Canaltech: