Publicidade

GPUs Radeon com RDNA5 podem ter desempenho absurdo

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

A AMD planeja lançar sua próxima geração de placas de vídeo com RDNA 4 no fim de 2024, contudo rumores recentes sugerem que a companhia de Santa Clara tem planos extensos para o futuro. O time vermelho já trabalha na próxima microarquitetura RDNA 5, que deve trazer um salto geracional alto e muito poder de fogo para as futuras GPUs da empresa.

Os detalhes vêm do informante wjm47196 por meio do fórum Chiphell. Lá, o insider indica que a microarquitetura atual usada nas Radeon 7000, a RDNA 3, não atendeu as expectativas geradas pela AMD, principalmente em questões de qualidade do silício e eficiência energética. Dessa forma, o vindouro RDNA 4 seria uma correção para esse problema, sem muitos avanços tecnológicos.

Na verdade, os rumores antigos de que a AMD lançaria apenas placas de vídeo intermediárias e não modelos topo de linha devem se concretizar. Assim, a companhia liderada por Lisa Su daria ênfase nesse momento em oferecer melhorias em Ray Tracing, além de utilizar essa microarquitetura no PlayStation 5 Pro, esperado para o fim do ano.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em seguida, seria a vez de a RDNA 5 brilhar. Apesar das poucas informações, wjm47196 aponta que essa microarquitetura seria, de fato, totalmente nova, capaz até mudar de nome por conta de suas inovações. O insider compara que esse movimento deve ser similar ao que aconteceu em 2017, quando a empresa lançou a primeira geração Ryzen totalmente nova.

Inclusive, a RDNA 5 é o motivo pelo qual a RDNA 4 não deve trazer tantos avanços, uma vez que a AMD quer concentrar seus esforços no futuro. Ainda assim, a exepectativa é que as novas placas Radeon com RDNA 5 só chegem ao mercado a partir de 2026. 

Fonte: Chiphell