Publicidade

GPUs Intel Gaudi 3 serão mais rápidas que Nvidia H100 e AMD MI300X

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Dezembro de 2023 às 15h30

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

A Intel apresentou uma série de novidades sobre seus planos para o segmento de IA durante o AI Everywhere, evento que aconteceu na última quinta-feira (14). Para encerrar sua apresentação, Pat Gelsinger apresentou o novo acelerador de IA Gaudi 3, que traz 1,5x mais desempenho que os Gaudi 2, supera as GPUs AMD Instinct MI300X e Nvidia H100 e chega já em 2024.

O foco do evento foi detalhar a estratégia da Intel para tirar a Inteligência Artificial da Nuvem e levá-la a todos os dispositivos eletrônicos. Segundo o próprio CEO da Intel, parte dos planos para tornar isso possível é quebrar a atual dependência do mercado de IA dos aceleradores baseados em CUDA, tecnologia proprietária da Nvidia, democratizando o acesso à IA.

Continua após a publicidade

Pronto para a próxima geração de IA

Os chips Gaudi 2 já oferecem desempenho similar — e até superiores em casos específicos — a algumas soluções da concorrência, principalmente no custo total de operação (TCO). Gelsinger não trouxe muitos detalhes numéricos dos novos aceleradores de IA Gaudi 3, uma vez que o produto ainda está fase final de desenvolvimento, mas a Intel está confiante em seu impacto no mercado de IA.

Até o momento, apenas foi revelado que as novas GPUs são fabricados em litografia de 5 nm da TSMC e terão pelo menos 144 GB de memória, supostamente HBM3e, 50% mais memória que os Gaudi 2. Além disso, o desempenho em operações de pontos flutuantes BFloat16 chega a ser quatro vezes maior, com duas vezes mais poder computacional.

Continua após a publicidade

Isto, supostamente, já coloca os aceleradores Gaudi 3 consideravelmente a frente dos Nvidia H100 e deve desafiar inclusive os recém-anunciados H200, colocando a Intel em pé de igualdade com a concorrência para a próxima geração de IA.

🛒 Compre notebooks com CPUs Intel pelo melhor preço!

🛒 Compre processadores Intel pelo melhor preço!