GPUs AMD Radeon RX 7000 recebem monitor de latência
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |

A nova versão do software Anti-Lag+, parte dos drivers Radeon Adrenalin, recebeu uma nova ferramenta para monitorar a latência do sistema. Infelizmente para muitos usuários, a nova tecnologia só é compatível com GPUs que utilizam arquitetura RDNA3, como as AMD Radeon RX 7000, e a lista de jogos suportados também é bastante restrita por enquanto.
- Ferramenta da Intel ajuda a saber se é hora de um upgrade no PC
- Review Asus ROG Ally | Console poderoso e muito versátil
Ainda assim, a novidade é interessante, principalmente por auxiliar os jogadores a identificar eventuais problemas ou limitações de seus setups sem depender de softwares paralelos. Isso reduz a quantidade de softwares rodando em background, seja durante testes de benchmarking ou apenas em tentativas de identificar eventuais problemas de desempenho.
Mais opções de monitoramento de sistema
O novo monitor de latência da AMD funciona de maneira similar ao Nvidia FrameView e Intel PresentMon, permitindo identificar o tempo entre o jogo gerar um frame e a GPU terminar de renderizar o quadro. Além de ser restrito a placas RDNA3, o System Lag só é compatível com jogos rodando em DirectX 12, ficando indisponível em DX11.
O monitor AMD System Lag é habilitado na seção Performance/Desempenho do driver Radeon Adrenalin e suporta os seguintes jogos, por enquanto:
- Apex Legends
- Overwatch 2
- Borderlands 3
- Dying Light 2
- Shadow of the Tomb Raider
- Rise of the Tomb Raider
- Resident Evil 4
- Ghostwire: Tokyo
- Fortnite
- The Last of Us: Part 1
- Star Wars Jedi: Survivor
- Forspoken
Para quem possui placas de vídeo de outras fabricantes, ou modelos AMD incompatíveis com a nova ferramenta, ainda é possível monitorar o lag do sistema com o Intel PresentMon, de código aberto e disponível em beta.