Google e Qualcomm usarão RISC-V para plataformas de relógios inteligentes
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

Google e Qualcomm anunciaram uma parceria para desenvolvimento de novas plataformas voltadas para relógios inteligentes que rodam o Wear OS. A solução será baseada no RISC-V, o padrão open-source para componentes internos de dispositivos eletrônicos.
- HAYLOU Watch R8 chega com mais de 100 modos de esportes e preço baixo
- Review Galaxy Watch 6 | O novo smartwatch top da Samsung
De forma simplificada, o RISC-V tem como objetivo levar soluções mais livres para as marcas em termos de arquitetura de hardware, com processadores customizados. Na prática, isso significa que os relógios poderão trazer maior performance, ao mesmo tempo em que demandam menos energia, contando com processadores focados exatamente no que cada fabricante desejar.
Além disso, a novidade poderá fazer com que os fabricantes de relógios com WearOS levem menos tempo para desenvolver e anunciar novos modelos com recursos avançados.
Para efeito de comparação, os smartwatches atuais com plataformas Qualcomm Snapdragon ou Samsung Exynos dependem da empresa britânica Arm para desenvolvimento das arquiteturas de chips. A companhia recebe uma taxa de licença de seus clientes, e deixa-os livres para customizar seus componentes após pagamentos adicionais.
O RISC-V, por sua vez, não é licenciado a nenhuma empresa, e por isso permite a utilização livre e a ampliação extensa dos ecossistemas.
As possibilidades de customização também fazem com que as marcas possam anunciar plataformas mais integradas a seus produtos. É algo semelhante ao que a Apple fez nos últimos anos, ao anunciar plataformas da série M em substituição aos chips de AMD e Intel — a Apple, porém, ainda depende da arquitetura ARM para seus chips.
Isso também significa que novas empresas podem entrar no mercado de relógios inteligentes com mais facilidade, já que elas terão acesso a componentes avançados sem a necessidade de pagamentos de direitos.
Projetos com RISC-V já estão em execução
Mesmo que tenha um potencial revolucionário, a parceria entre Google e Qualcomm em torno do RISC-V não é exatamente uma surpresa. Afinal, as marcas já fazem parte do projeto RISC-V Software Ecosystem (RISE), que também engloba empresas como a MediaTek e a Samsung.
Ainda neste ano, a Qualcomm se juntou com outras marcas de semicondutores para criar uma nova companhia centrada no RISC-V. Esta empresa teria foco em segmentos como os dispositivos mobile, internet das coisas (IoT) e automotivos.
Samsung e Qualcomm ainda avaliam a possibilidade de integrar componentes desenvolvidos pela companhia californiana SiFive ao seu ecossistema de produtos.
Alguns avanços feitos pela SiFive incluem o P670, que é capaz de igualar a performance do núcleo Cortex-A78 da ARM, em um pacote que tem a metade do tamanho. Já o P470 se assemelha ao Cortex-A55, mas com um perfil mais compacto e maior eficiência energética.
Ainda não se sabe exatamente quando serão vistos os primeiros resultados da nova parceria entre Google e Qualcomm com o RISC-V. Contudo, é provável que se trate de um processo de evolução relativamente lenta, e com frutos apenas a partir dos próximos anos.
Fonte: Digital Trends